EXAME NACIONAL DE PORTUGAL: UM OLHAR DOS EXAMES DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DO ENEM
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20367Résumé
No âmbito da avaliação em larga escala aplicada em língua portuguesa, destacam-se o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que avalia o desempenho dos estudantes ao término da educação básica e o Exame Nacional de Portugal (ENP), que regula o acesso ao Ensino Superior naquele país. Considerando o aumento significativo de estudantes brasileiros matriculados no ensino básico de Portugal, a presente pesquisa (i) analisa e aprofunda a estrutura pormenorizada dos exames de Matemática de Portugal, (ii) classifica os conteúdos das provas do ENEM e do ENP por meio da análise de 272 itens de Matemática, estabelecendo relações com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira. Os resultados indicam que 52,7% dos itens do ENP abordam conteúdos presentes no currículo de matemática escolar brasileiro e que o exame que mais se assemelha, em termos de conteúdo e forma, ao ENEM é o de Matemática Aplicada às Ciências Sociais.
Palavras-chave: Exame Nacional de Portugal; Exame Nacional do Ensino Médio, Avaliação em larga escala em Matemática.
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(c) Tous droits réservés Giovanna Carolina Gomes, Jean Piton-Gonçalves 2024
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