O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – SAEB PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SEGUNDO O DOCUMENTO NORTE-AMERICANO GAISE E A BNCC

O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – SAEB PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SEGUNDO O DOCUMENTO NORTE-AMERICANO GAISE E A BNCC

Autores

  • Ailton Paulo de Oliveira Júnior Universidade Federal do ABC
  • Edmeire Aparecida Fontana Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Luciene dos Santos Silva Universidade Federal do ABC
  • Maria Paula Ramos Paes Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20515

Resumo

A pesquisa teve como objetivo verificar se questões orientadas para o nono ano do Ensino Fundamental do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, abordam conteúdos estatísticos utilizando a resolução de problemas segundo o documento norte-americano Diretrizes para Avaliação e Instrução em Educação Estatística (GAISE) - Relatório: uma Estrutura Curricular Pré-K-12 e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Para a apresentação e análise da questão: descreveu-se o tipo do raciocínio utilizado; analisou-se segundo a resolução de problemas e a variabilidade segundo o documento GAISE; e finalmente sugeriu-se novas questões focadas na utilização da resolução de problemas para o ensino de estatística. Retomando questões das avaliações nacionais externas e de larga escala, a fim de salientar as capacidades nelas evidenciadas, ressalta-se que aquelas que compõem as provas do Saeb consideram parcialmente o processo de problematização e solução de problemas estatísticos, não abordando o pensamento estatístico que é a variabilidade. Pondera-se que os conceitos e os procedimentos estatísticos a serem trabalhados nas aulas de estatística do ensino fundamental merece uma abordagem exploratória e investigativa, estando atrelada aos contextos culturais e sociais dos estudantes.

Palavras-chave: Resolução de problemas; Ensino de estatística; Ensino fundamental; SAEB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior , Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor Associado III do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC ? UFABC (linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem). É coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tendo como prioridade a discussão e o estudo de questões relativas à Educação Estatística desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. É coordenador dos seguintes projetos de pesquisa: A utilização da metodologia de resolução de problemas no ensino de Estatística, Probabilidade e Análise Combinatória; O ensino de conteúdos matemáticos na educação básica por meio da Equivalência de Estímulos; e Avaliação das atitudes em relação ao ensino de Estatística e Probabilidade de alunos e professores. As linhas de pesquisa relacionam-se com: concepções e atitudes de professores e alunos em relação ao ensino de Probabilidade e Estatística; Resolução de Problemas, jogos pedagógicos, equivalência de estímulos, tecnologias digitais, livros paradidáticos, análise de livros didáticos e abordagens históricas contribuindo para o ensino de Probabilidade, Estatística e Combinatória. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho de Educação Estatística (GT-12) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática ? SBEM. Orienta pesquisas a nível de Mestrado e Doutorado associadas à Educação Estatística. Tem publicado suas pesquisas em periódicos e eventos científicos em nível nacional e internacional, em livros e capítulos de livro. Atualmente tem parceria de pesquisa com investigadores do Chile, Colômbia, Espanha e Portugal, contribuindo para a pesquisa em Educação Estatística no Brasil e no mundo. É membro da Rede Latinoamericana de Investigação em Educação Estatística ? RELIEE e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Tem contribuído na formação de professores (inicial e continuada) voltada ao ensino de Estatística e Probabilidade no Brasil e América Latina, como exemplo, Costa Rica, Colômbia e Venezuela. Contribui com pareceres em periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais. Atualmente é coordenador da área de Matemática (Licenciatura em Matemática) para a Residência Pedagógica da Universidade Federal do ABC ? UFABC. É membro do Conselho editorial da Editora da UFABC ? Área: Educação e Licenciatura.

Edmeire Aparecida Fontana, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possuo graduação em Matemática pela UEG - Universidade Estadual de Goiás (2008). Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental pela UFG - Universidade Federal de Goiás (2011). Já em fase final, Especialização em Docência no Ensino Superior pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco. Mestrado Acadêmico em Educação pela UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2016). Sou funcionária pública municipal de Igarapava - SP, professora efetiva da escola EMEF Alfredo Cesário de Oliveira. Durante o desenvolvimento da minha pesquisa no Programa de Pós-Graduação stricto senso em Educação (UFTM), fui bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Também, como mestranda bolsista fiz estágio durante dois semestres nas disciplinas de Estatística, Probabilidade e Bioestatística na UFTM, além de participar das reuniões do PIBID durante quatro semestres. Ministrei aulas no Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. No início de 2019 foi o lançamento do meu livro "A Resolução de Problemas e a Estatística em avaliações de larga escala referentes ao Ensino Fundamental". Também fui integrante do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática GEEM e do Grupo de Trabalho de Educação Matemática (GT 19) da ANPEd Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

Luciene dos Santos Silva, Universidade Federal do ABC

Concluiu o Curso de Técnico em Comércio pela Instituição Federal de São Paulo Campus Caraguatatuba Doutoranda em Ensino e História das Ciência e da MatemáticaGraduada em Licenciatura em Matemática pela Instituição Federal de São Paulo Campus Caraguatatuba, com estudos na área da Didática da Matemática e na Educação Financeira por meio de duas bolsas de iniciação científica. Finalizou um curso de aperfeiçoamento pelo Centro Paula Souza, na qual abordou o ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Defendeu sua dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática no IFSP que teve como tema: Educação financeira e educação socioemocional integradas no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio, atualmente está cursando Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal do ABC.

Maria Paula Ramos Paes, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2022). Atualmente é discente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC). Participante do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática (GEEM).

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

Oliveira Júnior , A. P. de, Fontana, E. A., Santos Silva, L. dos, & Paes, M. P. R. (2024). O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – SAEB PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SEGUNDO O DOCUMENTO NORTE-AMERICANO GAISE E A BNCC . Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 431 – 453. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20515
Loading...