O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – SAEB PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SEGUNDO O DOCUMENTO NORTE-AMERICANO GAISE E A BNCC
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20515Résumé
A pesquisa teve como objetivo verificar se questões orientadas para o nono ano do Ensino Fundamental do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, abordam conteúdos estatísticos utilizando a resolução de problemas segundo o documento norte-americano Diretrizes para Avaliação e Instrução em Educação Estatística (GAISE) - Relatório: uma Estrutura Curricular Pré-K-12 e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Para a apresentação e análise da questão: descreveu-se o tipo do raciocínio utilizado; analisou-se segundo a resolução de problemas e a variabilidade segundo o documento GAISE; e finalmente sugeriu-se novas questões focadas na utilização da resolução de problemas para o ensino de estatística. Retomando questões das avaliações nacionais externas e de larga escala, a fim de salientar as capacidades nelas evidenciadas, ressalta-se que aquelas que compõem as provas do Saeb consideram parcialmente o processo de problematização e solução de problemas estatísticos, não abordando o pensamento estatístico que é a variabilidade. Pondera-se que os conceitos e os procedimentos estatísticos a serem trabalhados nas aulas de estatística do ensino fundamental merece uma abordagem exploratória e investigativa, estando atrelada aos contextos culturais e sociais dos estudantes.
Palavras-chave: Resolução de problemas; Ensino de estatística; Ensino fundamental; SAEB.
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(c) Tous droits réservés Ailton Paulo de Oliveira Júnior , Edmeire Aparecida Fontana, Luciene dos Santos Silva, Maria Paula Ramos Paes 2024
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