UM OLHAR AOS NÚCLEOS TEMÁTICOS EM AVALIAÇÃO MATEMÁTICA QUE EMERGIRAM DOS TRABALHOS DO XIV ENEM, IX CIBEM E VIII SIPEM

UM OLHAR AOS NÚCLEOS TEMÁTICOS EM AVALIAÇÃO MATEMÁTICA QUE EMERGIRAM DOS TRABALHOS DO XIV ENEM, IX CIBEM E VIII SIPEM

Autores

  • Reinaldo Feio Lima Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Cassio Cristiano Giordano PUC-SP
  • Cleyton Hércules Gontijo Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20609

Resumo

Nesse artigo analisamos os núcleos temáticos de três eventos considerados de grande relevância pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem matemática em nosso país: os processos avaliativos. Os eventos em questão são as últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) e do Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (CIBEM). Metodologicamente, trata-se de uma investigação de natureza exploratória quanto ao objetivo, de cunho bibliográfico quanto ao procedimento técnico, por meio da qual buscamos responder à questão de pesquisa: “Que núcleos temáticos da pesquisa em Avaliação Matemática emergem dos trabalhos publicados nos anais do XIV ENEM, IX CIBEM e VIII SIPEM?” O material analítico abrange 26 trabalhos disponibilizados nos sites dos eventos sobre Avaliação Matemática. De modo geral, os resultados apontam que ainda há muito o que avançar nas pesquisas acerca dos processos avaliativos no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem matemática, bem como na criação de políticas públicas educacionais mais eficazes, que contemplem tanto aspectos formativos quanto diagnósticos, apontando caminhos para transformações educacionais mais profundas em médio e longo prazo.

Palavras-chave: Avaliação. Núcleos Temáticos em Educação Matemática. Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (CIBEM).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor Adjunto II da Área Temática de Educação Matemática, lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba e Professor do Programa Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) pela UNIFESSPA (2021/2022). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2016-2019). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012-2014). Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2006). Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (2010). Graduado em Pedagogia (UNICESUMAR/2022). Especialista em Estatísticas Educacionais pela Universidade Federal do Pará (2010). Especialista em Sabres Africanos e Afro-brasileiro na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2012). Atuou como Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Engenharia do Araguaia, portaria 874/2015. Foi Diretor do Instituto de Engenharia do Araguaia, Portaria 349/2016. É filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e membro do Grupo de Trabalho em Educação Estatística (GT12). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Contextos de formação, Políticas e Práticas Pedagógicas Inclusivas (UNIFESSPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva (GEPeDEMI/UFCG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Probabilística - GEPEP/UFPA. Temas de interesse: Educação Matemática, Educação Matemática Inclusiva; Educação Estatística; Materiais Curriculares Educativos; Tecnologias Digitais e Assistivas; Processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e Formação de Professores que ensinam Matemática.

Cleyton Hércules Gontijo, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Associado IV na Universidade de Brasília - UnB, com lotação no Departamento de Matemática. É professor do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - ProfMat e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB. Possui graduação em Licenciatura em Ciências e Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (1991), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2007). É líder do Grupo PI: Pesquisas e Investigações em Educação Matemática. Coordenador do subprojeto Matemática do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade de Brasília (2020 - 2022). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade em matemática (resolução, elaboração e redefinição de problemas) e avaliação em matemática.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

Lima, R. F., GIORDANO, C. C., & Gontijo, C. H. (2024). UM OLHAR AOS NÚCLEOS TEMÁTICOS EM AVALIAÇÃO MATEMÁTICA QUE EMERGIRAM DOS TRABALHOS DO XIV ENEM, IX CIBEM E VIII SIPEM. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 82–98. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20609
Loading...