UM OLHAR AOS NÚCLEOS TEMÁTICOS EM AVALIAÇÃO MATEMÁTICA QUE EMERGIRAM DOS TRABALHOS DO XIV ENEM, IX CIBEM E VIII SIPEM
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20609Résumé
Nesse artigo analisamos os núcleos temáticos de três eventos considerados de grande relevância pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem matemática em nosso país: os processos avaliativos. Os eventos em questão são as últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) e do Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (CIBEM). Metodologicamente, trata-se de uma investigação de natureza exploratória quanto ao objetivo, de cunho bibliográfico quanto ao procedimento técnico, por meio da qual buscamos responder à questão de pesquisa: “Que núcleos temáticos da pesquisa em Avaliação Matemática emergem dos trabalhos publicados nos anais do XIV ENEM, IX CIBEM e VIII SIPEM?” O material analítico abrange 26 trabalhos disponibilizados nos sites dos eventos sobre Avaliação Matemática. De modo geral, os resultados apontam que ainda há muito o que avançar nas pesquisas acerca dos processos avaliativos no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem matemática, bem como na criação de políticas públicas educacionais mais eficazes, que contemplem tanto aspectos formativos quanto diagnósticos, apontando caminhos para transformações educacionais mais profundas em médio e longo prazo.
Palavras-chave: Avaliação. Núcleos Temáticos em Educação Matemática. Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (CIBEM).
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(c) Tous droits réservés Reinaldo Feio Lima, CASSIO CRISTIANO GIORDANO, Cleyton Hércules Gontijo 2024
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