UM OLHAR AOS NÚCLEOS TEMÁTICOS EM AVALIAÇÃO MATEMÁTICA QUE EMERGIRAM DOS TRABALHOS DO XIV ENEM, IX CIBEM E VIII SIPEM
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20609Resumen
Nesse artigo analisamos os núcleos temáticos de três eventos considerados de grande relevância pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem matemática em nosso país: os processos avaliativos. Os eventos em questão são as últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) e do Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (CIBEM). Metodologicamente, trata-se de uma investigação de natureza exploratória quanto ao objetivo, de cunho bibliográfico quanto ao procedimento técnico, por meio da qual buscamos responder à questão de pesquisa: “Que núcleos temáticos da pesquisa em Avaliação Matemática emergem dos trabalhos publicados nos anais do XIV ENEM, IX CIBEM e VIII SIPEM?” O material analítico abrange 26 trabalhos disponibilizados nos sites dos eventos sobre Avaliação Matemática. De modo geral, os resultados apontam que ainda há muito o que avançar nas pesquisas acerca dos processos avaliativos no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem matemática, bem como na criação de políticas públicas educacionais mais eficazes, que contemplem tanto aspectos formativos quanto diagnósticos, apontando caminhos para transformações educacionais mais profundas em médio e longo prazo.
Palavras-chave: Avaliação. Núcleos Temáticos em Educação Matemática. Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (CIBEM).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Reinaldo Feio Lima, CASSIO CRISTIANO GIORDANO, Cleyton Hércules Gontijo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |