UM OLHAR AOS NÚCLEOS TEMÁTICOS EM AVALIAÇÃO MATEMÁTICA QUE EMERGIRAM DOS TRABALHOS DO XIV ENEM, IX CIBEM E VIII SIPEM

UM OLHAR AOS NÚCLEOS TEMÁTICOS EM AVALIAÇÃO MATEMÁTICA QUE EMERGIRAM DOS TRABALHOS DO XIV ENEM, IX CIBEM E VIII SIPEM

Autores/as

  • Reinaldo Feio Lima Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • CASSIO CRISTIANO GIORDANO PUC-SP
  • Cleyton Hércules Gontijo Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20609

Resumen

Nesse artigo analisamos os núcleos temáticos de três eventos considerados de grande relevância pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem matemática em nosso país: os processos avaliativos. Os eventos em questão são as últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) e do Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (CIBEM). Metodologicamente, trata-se de uma investigação de natureza exploratória quanto ao objetivo, de cunho bibliográfico quanto ao procedimento técnico, por meio da qual buscamos responder à questão de pesquisa: “Que núcleos temáticos da pesquisa em Avaliação Matemática emergem dos trabalhos publicados nos anais do XIV ENEM, IX CIBEM e VIII SIPEM?” O material analítico abrange 26 trabalhos disponibilizados nos sites dos eventos sobre Avaliação Matemática. De modo geral, os resultados apontam que ainda há muito o que avançar nas pesquisas acerca dos processos avaliativos no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem matemática, bem como na criação de políticas públicas educacionais mais eficazes, que contemplem tanto aspectos formativos quanto diagnósticos, apontando caminhos para transformações educacionais mais profundas em médio e longo prazo.

Palavras-chave: Avaliação. Núcleos Temáticos em Educação Matemática. Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (CIBEM).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Reinaldo Feio Lima, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor Adjunto II da Área Temática de Educação Matemática, lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba e Professor do Programa Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) pela UNIFESSPA (2021/2022). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2016-2019). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012-2014). Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2006). Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (2010). Graduado em Pedagogia (UNICESUMAR/2022). Especialista em Estatísticas Educacionais pela Universidade Federal do Pará (2010). Especialista em Sabres Africanos e Afro-brasileiro na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2012). Atuou como Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Engenharia do Araguaia, portaria 874/2015. Foi Diretor do Instituto de Engenharia do Araguaia, Portaria 349/2016. É filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e membro do Grupo de Trabalho em Educação Estatística (GT12). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Contextos de formação, Políticas e Práticas Pedagógicas Inclusivas (UNIFESSPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva (GEPeDEMI/UFCG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Probabilística - GEPEP/UFPA. Temas de interesse: Educação Matemática, Educação Matemática Inclusiva; Educação Estatística; Materiais Curriculares Educativos; Tecnologias Digitais e Assistivas; Processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e Formação de Professores que ensinam Matemática.

Cleyton Hércules Gontijo, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Associado IV na Universidade de Brasília - UnB, com lotação no Departamento de Matemática. É professor do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - ProfMat e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB. Possui graduação em Licenciatura em Ciências e Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (1991), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2007). É líder do Grupo PI: Pesquisas e Investigações em Educação Matemática. Coordenador do subprojeto Matemática do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade de Brasília (2020 - 2022). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade em matemática (resolução, elaboração e redefinição de problemas) e avaliação em matemática.

Publicado

2024-09-25

Cómo citar

Lima, R. F., GIORDANO, C. C., & Gontijo, C. H. (2024). UM OLHAR AOS NÚCLEOS TEMÁTICOS EM AVALIAÇÃO MATEMÁTICA QUE EMERGIRAM DOS TRABALHOS DO XIV ENEM, IX CIBEM E VIII SIPEM. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 82–98. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20609
Loading...