SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, REALIDADE AUMENTADA E SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA MEDIADA PELA TECNOLOGIA

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, REALIDADE AUMENTADA E SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA MEDIADA PELA TECNOLOGIA

Autores

  • Paulo Vitor da Silva Santiago Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Cleuton de Araújo Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Maria José Costa dos Santos Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Jonathan Haryson Araújo Aguiar Secretaria Estadual de Educação do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.20777

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento de uma sessão didática para o ensino e a aprendizagem das propriedades dos sólidos geométricos, utilizando a interface da Realidade Aumentada e os pressupostos da Sequência Fedathi. A metodologia adotada foi o estudo de caso, envolvendo abordagens quantitativa e qualitativa, com o uso de pré-teste, pós-teste e observação participante para a coleta de dados, com o intuito de avaliar o impacto da intervenção didática no aprendizado dos estudantes. Como resultado, constatou-se que é possível construir uma sessão didática que associa o uso do aplicativo Sólidos RA e a interface da Realidade Aumentada, e que a Sequência Fedathi, enquanto metodologia de ensino, promove um ambiente propício ao desenvolvimento dos estudantes. Por fim, incentiva-se o uso do aplicativo e de textos originais sobre a história dos sólidos geométricos, possibilitando outras formas de ensino que possam despertar o interesse pelo tema e viabilizar o aprendizado dos estudantes.

Palavras-chave: Geometria Espacial; Tecnologia Digital; Realidade Aumentada; Ensino de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Cleuton de Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Matemática

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorado em Educação.

Jonathan Haryson Araújo Aguiar, Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Mestre em Matemática.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Santiago, P. V. da S., Francisco Cleuton de Araújo, Maria José Costa dos Santos, & Jonathan Haryson Araújo Aguiar. (2024). SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, REALIDADE AUMENTADA E SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA MEDIADA PELA TECNOLOGIA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(4), 271–292. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.20777
Loading...