SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, REALIDADE AUMENTADA E SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA MEDIADA PELA TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.20777Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento de uma sessão didática para o ensino e a aprendizagem das propriedades dos sólidos geométricos, utilizando a interface da Realidade Aumentada e os pressupostos da Sequência Fedathi. A metodologia adotada foi o estudo de caso, envolvendo abordagens quantitativa e qualitativa, com o uso de pré-teste, pós-teste e observação participante para a coleta de dados, com o intuito de avaliar o impacto da intervenção didática no aprendizado dos estudantes. Como resultado, constatou-se que é possível construir uma sessão didática que associa o uso do aplicativo Sólidos RA e a interface da Realidade Aumentada, e que a Sequência Fedathi, enquanto metodologia de ensino, promove um ambiente propício ao desenvolvimento dos estudantes. Por fim, incentiva-se o uso do aplicativo e de textos originais sobre a história dos sólidos geométricos, possibilitando outras formas de ensino que possam despertar o interesse pelo tema e viabilizar o aprendizado dos estudantes.
Palavras-chave: Geometria Espacial; Tecnologia Digital; Realidade Aumentada; Ensino de Matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Vitor da Silva Santiago, Francisco Cleuton de Araújo, Maria José Costa dos Santos, Jonathan Haryson Araújo Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |