SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, REALIDADE AUMENTADA E SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA MEDIADA PELA TECNOLOGIA
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.20777Résumé
O objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento de uma sessão didática para o ensino e a aprendizagem das propriedades dos sólidos geométricos, utilizando a interface da Realidade Aumentada e os pressupostos da Sequência Fedathi. A metodologia adotada foi o estudo de caso, envolvendo abordagens quantitativa e qualitativa, com o uso de pré-teste, pós-teste e observação participante para a coleta de dados, com o intuito de avaliar o impacto da intervenção didática no aprendizado dos estudantes. Como resultado, constatou-se que é possível construir uma sessão didática que associa o uso do aplicativo Sólidos RA e a interface da Realidade Aumentada, e que a Sequência Fedathi, enquanto metodologia de ensino, promove um ambiente propício ao desenvolvimento dos estudantes. Por fim, incentiva-se o uso do aplicativo e de textos originais sobre a história dos sólidos geométricos, possibilitando outras formas de ensino que possam despertar o interesse pelo tema e viabilizar o aprendizado dos estudantes.
Palavras-chave: Geometria Espacial; Tecnologia Digital; Realidade Aumentada; Ensino de Matemática.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paulo Vitor da Silva Santiago, Francisco Cleuton de Araújo, Maria José Costa dos Santos, Jonathan Haryson Araújo Aguiar 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |