“COMO FAÇO COM A NOTA DELE, EU DOU A MÉDIA?” UM MANIFESTO SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA/E PARA A INCLUSÃO

“COMO FAÇO COM A NOTA DELE, EU DOU A MÉDIA?” UM MANIFESTO SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA/E PARA A INCLUSÃO

Autores

  • Daniele Dias Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marco Aurélio Kistemann Junior Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rafael Filipe Novôa Vaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Paracambi.

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.21033

Resumo

Este artigo é um ensaio, que apresenta cinco cenários, sendo quatro de discussão e o cenário final, referente às conclusões, que buscam revelar a complexidade de reformular as práticas avaliativas na educação matemática dentro de um contexto de inclusão escolar, destacando a necessidade de abordagens educacionais que se ajustem às necessidades específicas dos alunos. Enfatiza-se a importância de transcender as práticas avaliativas tradicionais, que frequentemente se limitam à mensuração dos conhecimentos adquiridos, negligenciando o acompanhamento do desenvolvimento e evolução do educando. Inspirado nas contribuições de diversos pesquisadores, o texto defende a avaliação como um processo contínuo, capaz de orientar decisões estratégicas para promover um aprendizado satisfatório. Destaca-se a necessidade de desmantelar concepções tradicionais sobre avaliação, adotando uma prática equitativa e reflexiva que acompanhe a evolução individual do estudante de forma genuinamente inclusiva e dialógica. O texto ainda aborda a importância de promover diálogos sobre diferenças e diversidade, assegurando que os sistemas de ensino se estruturem para garantir acesso, participação e aprendizagem inclusivos, contribuindo significativamente para a construção do conhecimento matemático dos educandos.

Palavras-chave: Avaliação; Exame; Inclusão; Perspectiva Investigativa e Ipsativa

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Biografia do Autor

Marco Aurélio Kistemann Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Marco Aurélio Kistemann Jr. é Pesquisador de campo e Líder do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF) e Pesquisador Colaborador do Grupo PEA-MAT-PUC-SP-Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), Bacharel em Ciências Humanas na UFJF (2023), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP-RioClaro-2011) em Educação Matemática com tema referente à Educação Financeira, Produção de Significados e Educação Matemática Crítica. É também professor-associado do Departamento de Matemática e professor da Linha de Pesquisa 1(Formação de Professores de Matemática) do Mestrado-Doutorado Profissional em Educação Matemática (UFJF) e do Mestrado Profissional em Gestão Escolar e Avaliação do CAED/UFJF. Membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello-Pareceria Acnur-ONU-UFJF com ações de Educação Financeira para Refugiados, Coordenador de diversos Projetos de Extensão Universitária com temática de Educação Financeira, Inclusão e Justiça Social e Economia Solidária na UFJF e membro do Conselho Editorial da Editora UFJF. Atualmente é bacharelando em Ciências Sociais (UFJF) e licenciando em Filosofia (Unicesumar).

Rafael Filipe Novôa Vaz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Paracambi.

Possui licenciatura plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em Ensino de Matemática e Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PEMAT/UFRJ. Lecionou na Prefeitura do Rio de Janeiro na Educação de Jovens e Adultos (PEJA), na prefeitura de Itaboraí, na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e no Centro Educacional da Lagoa. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro do Campus Nilópolis, onde leciona no Ensino Médio Técnico, na Licenciatura em Matemática, na Pós-Graduação em Ensino de Matemática do IFRJ (Nilópolis) e na Pós Graduação em Educação E Diversidade do IFRJ (Paracambi). Autor do livro didático e pesquisador em Avaliação da e para a aprendizagem no GPAAM (Grupo de Pesquisa em Avaliação e Argumentação da UFRJ). Além de Avaliação Pedagógica, possui interesse em pesquisa nas seguintes áreas: Ensino e aprendizagem de conceitos fundamentais de Matemática, Análise de Erros, Educação Financeira Escolar, Insubordinação Criativa, Educação Matemática Crítica e Educação Inclusiva.

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

Dias Pereira, D., Kistemann Junior, M. A., & Novôa Vaz, R. F. (2024). “COMO FAÇO COM A NOTA DELE, EU DOU A MÉDIA?” UM MANIFESTO SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA/E PARA A INCLUSÃO. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 1–22. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.21033
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