“COMO FAÇO COM A NOTA DELE, EU DOU A MÉDIA?” UM MANIFESTO SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA/E PARA A INCLUSÃO

“COMO FAÇO COM A NOTA DELE, EU DOU A MÉDIA?” UM MANIFESTO SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA/E PARA A INCLUSÃO

Autores/as

  • Daniele Dias Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marco Aurélio Kistemann Junior Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rafael Filipe Novôa Vaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Paracambi.

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.21033

Resumen

Este artículo presenta escenarios que buscan revelar la complejidad de reformular las prácticas de evaluación en educación matemática en un contexto de inclusión escolar, destacando la necesidad de enfoques educativos que se ajusten a las necesidades específicas de los estudiantes. Se enfatiza la importancia de trascender las prácticas tradicionales de evaluación, que muchas veces se limitan a medir los conocimientos adquiridos, descuidando el seguimiento del desarrollo y evolución del estudiante. Inspirándose en los aportes de varios investigadores, el texto defiende la evaluación como un proceso continuo, capaz de orientar decisiones estratégicas para promover un aprendizaje satisfactorio. Se destaca la necesidad de desmontar las concepciones tradicionales sobre la evaluación, adoptando una práctica equitativa y reflexiva que siga la evolución individual del estudiante de una manera genuinamente inclusiva y dialógica. El texto también aborda la importancia de promover diálogos sobre las diferencias y la diversidad, asegurando que los sistemas educativos estén estructurados para garantizar el acceso, la participación y el aprendizaje inclusivos, contribuyendo significativamente a la construcción del conocimiento matemático de los estudiantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marco Aurélio Kistemann Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Marco Aurélio Kistemann Jr. é Pesquisador de campo e Líder do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF) e Pesquisador Colaborador do Grupo PEA-MAT-PUC-SP-Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), Bacharel em Ciências Humanas na UFJF (2023), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP-RioClaro-2011) em Educação Matemática com tema referente à Educação Financeira, Produção de Significados e Educação Matemática Crítica. É também professor-associado do Departamento de Matemática e professor da Linha de Pesquisa 1(Formação de Professores de Matemática) do Mestrado-Doutorado Profissional em Educação Matemática (UFJF) e do Mestrado Profissional em Gestão Escolar e Avaliação do CAED/UFJF. Membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello-Pareceria Acnur-ONU-UFJF com ações de Educação Financeira para Refugiados, Coordenador de diversos Projetos de Extensão Universitária com temática de Educação Financeira, Inclusão e Justiça Social e Economia Solidária na UFJF e membro do Conselho Editorial da Editora UFJF. Atualmente é bacharelando em Ciências Sociais (UFJF) e licenciando em Filosofia (Unicesumar).

Rafael Filipe Novôa Vaz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Paracambi.

Possui licenciatura plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em Ensino de Matemática e Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PEMAT/UFRJ. Lecionou na Prefeitura do Rio de Janeiro na Educação de Jovens e Adultos (PEJA), na prefeitura de Itaboraí, na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e no Centro Educacional da Lagoa. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro do Campus Nilópolis, onde leciona no Ensino Médio Técnico, na Licenciatura em Matemática, na Pós-Graduação em Ensino de Matemática do IFRJ (Nilópolis) e na Pós Graduação em Educação E Diversidade do IFRJ (Paracambi). Autor do livro didático e pesquisador em Avaliação da e para a aprendizagem no GPAAM (Grupo de Pesquisa em Avaliação e Argumentação da UFRJ). Além de Avaliação Pedagógica, possui interesse em pesquisa nas seguintes áreas: Ensino e aprendizagem de conceitos fundamentais de Matemática, Análise de Erros, Educação Financeira Escolar, Insubordinação Criativa, Educação Matemática Crítica e Educação Inclusiva.

Publicado

2024-09-25

Cómo citar

Dias Pereira, D., Kistemann Junior, M. A., & Novôa Vaz, R. F. (2024). “COMO FAÇO COM A NOTA DELE, EU DOU A MÉDIA?” UM MANIFESTO SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA/E PARA A INCLUSÃO. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 1–22. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.21033
Loading...