“COMO FAÇO COM A NOTA DELE, EU DOU A MÉDIA?” UM MANIFESTO SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA/E PARA A INCLUSÃO
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.21033Résumé
Este artigo é um ensaio, que apresenta cinco cenários, sendo quatro de discussão e o cenário final, referente às conclusões, que buscam revelar a complexidade de reformular as práticas avaliativas na educação matemática dentro de um contexto de inclusão escolar, destacando a necessidade de abordagens educacionais que se ajustem às necessidades específicas dos alunos. Enfatiza-se a importância de transcender as práticas avaliativas tradicionais, que frequentemente se limitam à mensuração dos conhecimentos adquiridos, negligenciando o acompanhamento do desenvolvimento e evolução do educando. Inspirado nas contribuições de diversos pesquisadores, o texto defende a avaliação como um processo contínuo, capaz de orientar decisões estratégicas para promover um aprendizado satisfatório. Destaca-se a necessidade de desmantelar concepções tradicionais sobre avaliação, adotando uma prática equitativa e reflexiva que acompanhe a evolução individual do estudante de forma genuinamente inclusiva e dialógica. O texto ainda aborda a importância de promover diálogos sobre diferenças e diversidade, assegurando que os sistemas de ensino se estruturem para garantir acesso, participação e aprendizagem inclusivos, contribuindo significativamente para a construção do conhecimento matemático dos educandos.
Palavras-chave: Avaliação; Exame; Inclusão; Perspectiva Investigativa e Ipsativa
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(c) Tous droits réservés Daniele Dias Pereira, Professor Doutor, Professor Doutor 2024
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