Recontextualização de Números Racionais a partir de uma disciplina de Análise Matemática para a Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.10052Abstract
A pesquisa teve como objetivo identificar como o conteúdo “Números Racionais” pode ser transformado para fins de ensino na Educação Básica a partir de tópicos da disciplina Análise Matemática. Tomando como aporte teórico o conceito de recontextualização pedagógica de Basil Bernstein, este trabalho foi desenvolvido em uma turma de Análise Matemática de um curso de Licenciatura em Matemática e utilizou pressupostos da pesquisa qualitativa. Como procedimento de produção de dados recorreu-se à observação e análise documental. Os resultados alcançados apontam que as recontextualizações propostas pelos licenciandos potencializam o ensino de Números Racionais na Educação Básica quando: identificam que tópicos vistos na formação inicial são possíveis de serem transformados para fins de ensino na educação básica; transformam textos produzidos na disciplina Análise Matemática para fins de ensino na educação básica; transformam textos dos livros didáticos fornecendo definições mais rigorosas, sem torná-las incompreensíveis.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |