Recontextualização de Números Racionais a partir de uma disciplina de Análise Matemática para a Educação Básica

Recontextualização de Números Racionais a partir de uma disciplina de Análise Matemática para a Educação Básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.10052

Resumen

A pesquisa teve como objetivo identificar como o conteúdo “Números Racionais” pode ser transformado para fins de ensino na Educação Básica a partir de tópicos da disciplina Análise Matemática. Tomando como aporte teórico o conceito de recontextualização pedagógica de Basil Bernstein, este trabalho foi desenvolvido em uma turma de Análise Matemática de um curso de Licenciatura em Matemática e utilizou pressupostos da pesquisa qualitativa. Como procedimento de produção de dados recorreu-se à observação e análise documental. Os resultados alcançados apontam que as recontextualizações propostas pelos licenciandos potencializam o ensino de Números Racionais na Educação Básica quando: identificam que tópicos vistos na formação inicial são possíveis de serem transformados para fins de ensino na educação básica; transformam textos produzidos na disciplina Análise Matemática para fins de ensino na educação básica; transformam textos dos livros didáticos fornecendo definições mais rigorosas, sem torná-las incompreensíveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-04-27

Cómo citar

Grilo, J. de S. P., Grilo, M., & Santana, F. C. de M. (2019). Recontextualização de Números Racionais a partir de uma disciplina de Análise Matemática para a Educação Básica. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 4(1), 142–154. https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.10052
Loading...