Aspectos da Teoria das Situações Didáticas aplicada ao ensino de Geometria plana referente a problemas das olímpiadas de Matemática com amparo do software Geogebra.
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.13325Resumen
Este artigo apresenta uma proposta didática que diz respeito a aspectos teóricos metodológicos de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre problemas de geometria plana, advindos da Olimpíada Brasileira de Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), com o intuito de contribuir para a melhoria do ensino de matemática e a inserção de novas metodologias por professores em sala de aula. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar como a Teoria das Situações Didáticas (TSD) pode contribuir para o ensino de conceitos de geometria plana, utilizando um problema da OBMEP, em sala de aula, com ênfase na dinamização e visualização proporcionadas pelo software GeoGebra. A sequência didática foi estruturada com base nas etapas da TSD (ação, formulação, validação e institucionalização), que tem o software GeoGebra como ferramenta essencial em sua transposição didática. Espera-se que a união dessas ferramentas possa ser útil para a aprendizagem do estudante, proporcionando uma melhoria didático-metodológica na ação do professor de matemática.
Palavras-chave: OBMEP. Teoria das Situações Didáticas. Situação Didática Olímpica. GeoGebra.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |