A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE IMERSIVO DE REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM TEA

A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE IMERSIVO DE REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM TEA

Autores/as

  • ISRAEL DA SILVA Universidade Estadual do Paraná
  • Eromi Izabel Universidade Estadual do paraná
  • Leandro Key Iguchi Universidade Federal do Estado de São Paulo – Reitoria

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18451

Resumen

As avaliações institucionais sistêmicas têm alertado quanto aos resultados da aprendizagem de conceitos matemáticos. Em se tratando de estudantes com transtorno do espectro autista, a dificuldade de concentração entre outros aspectos associados a esta condição pode dificultar a escolarização, necessitando que o professor utilize estratégias metodológicas diferenciadas a fim de ofertar o ensino de matemática a estes sujeitos de direito. Este estudo tem como objetivo identificar como os Ambientes Imersivos de Realidade Virtual favorecem o ensino e aprendizagem de matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para responder aos objetivos do estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica, descritiva e de campo com aplicação de experimento didático, organizada em etapas: levantamento bibliográfico, diagnóstico e desenvolvimento de produto educacional. O qual possibilitou, verificar os benefícios no ensino e aprendizagem de matemática, com o uso de um recurso customizado, em Realidade Virtual, ao usuário no espectro. Espera-se que o protótipo contribua para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas quanto ao ensino e aprendizagem de conteúdos da área da matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática, Realidade Virtual, Transtorno do Espectro Autista.

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Publicado

2023-10-20

Cómo citar

DA SILVA, I., Izabel, E., & Key Iguchi, L. (2023). A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE IMERSIVO DE REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM TEA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(2), 441–461. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18451
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