SENTIMENTOS QUE A MATEMÁTICA DESPERTA: O QUE COMPARTILHAM ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

SENTIMENTOS QUE A MATEMÁTICA DESPERTA: O QUE COMPARTILHAM ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores/as

  • Uilma do Bonfim Nogueira
  • Sandra Alves de Oliveira Universidade do Estado da Bahia - Campus XII/UNEB e Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira (Candiba) https://orcid.org/0000-0002-7804-7197
  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i3.18823

Resumen

Este artigo relata uma investigação biográfico-narrativa com estudantes do 7.° semestre do curso de Pedagogia do Campus XII da Universidade do Estado da Bahia no segundo semestre de 2017. Busca-se analisar, nas suas histórias de vida, sentimentos compartilhados em relação à matemática na educação básica: mágoas, encantamentos, vivências e lembranças. Os dados foram recolhidos e analisados em entrevistas narrativas de cinco desses estudantes, que relatam suas vivências e experiências com a matemática – as marcas que ficaram; os sentimentos despertados; as motivações durante sua trajetória estudantil; a importância da matemática em suas vidas. Tais histórias, que reportam idas e vindas, fazem um traçado da trajetória de seus autores e revelam também como um professor de matemática pode marcar a vida do estudante de forma negativa ou positiva e como o ambiente escolar, do qual advêm vencedores, é fundamental para a vida humana.

Palavras-chave: Histórias de vida. Matemática. Trajetória formativa. Aprendizagens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Uilma do Bonfim Nogueira

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação de Guanambi - Campus XII.

Sandra Alves de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia - Campus XII/UNEB e Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira (Candiba)

Doutoranda em Educação – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil. Mestra em Educação – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil. Docente – Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus XII, Guanambi, Bahia, Brasil. Docente na Educação Básica - Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia, Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE) do Departamento de Educação - Campus XII/UNEB, e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM) ligado ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII/Guanambi-BA. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Líder do Grupo de pesquisa “Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Paulo Freire” (NEPE/CNPq). Professora externa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB), Vitória da Conquista-BA.

Publicado

2023-11-28

Cómo citar

Nogueira, U. do B. ., Alves de Oliveira, S., & Reis , S. M. A. de O. . (2023). SENTIMENTOS QUE A MATEMÁTICA DESPERTA: O QUE COMPARTILHAM ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA . Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(3), 46–64. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i3.18823
Loading...