SENTIMENTOS QUE A MATEMÁTICA DESPERTA: O QUE COMPARTILHAM ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i3.18823Résumé
Este artigo relata uma investigação biográfico-narrativa com estudantes do 7.° semestre do curso de Pedagogia do Campus XII da Universidade do Estado da Bahia no segundo semestre de 2017. Busca-se analisar, nas suas histórias de vida, sentimentos compartilhados em relação à matemática na educação básica: mágoas, encantamentos, vivências e lembranças. Os dados foram recolhidos e analisados em entrevistas narrativas de cinco desses estudantes, que relatam suas vivências e experiências com a matemática – as marcas que ficaram; os sentimentos despertados; as motivações durante sua trajetória estudantil; a importância da matemática em suas vidas. Tais histórias, que reportam idas e vindas, fazem um traçado da trajetória de seus autores e revelam também como um professor de matemática pode marcar a vida do estudante de forma negativa ou positiva e como o ambiente escolar, do qual advêm vencedores, é fundamental para a vida humana.
Palavras-chave: Histórias de vida. Matemática. Trajetória formativa. Aprendizagens.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Uilma do Bonfim Nogueira, Sandra Alves de Oliveira, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |