Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9849Resumen
O objetivo deste artigo é analisar os conhecimentos de futuros pedagogos sobre o ensino de frações via resolução de problemas. A pesquisa foi realizada com 24 estudantes matriculados em um curso de Pedagogia de uma universidade pública. Para a coleta dos dados, foram ministradas aulas na disciplina de Metodologia de Ensino de Matemática – 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental II e, em seguida, aplicada uma avaliação. Os resultados mostraram que 80% dos participantes contemplaram, em suas propostas de ensino, a ação de introdução do problema e, 70%, a ação de articulação das estratégias dos alunos ao conteúdo escolhido. De forma específica, os resultados mostraram que apenas 33,34% dos participantes contemplaram as cinco ações do ensino via resolução de problemas. Destes estudantes, três apresentaram dificuldades para estabelecer a articulação das estratégias baseadas em desenhos aos respectivos conteúdos envolvidos. Concluímos que a nossa proposta de trabalho, desenvolvida na formação dos futuros pedagogos, ajudou-lhes a desenvolver conhecimentos para abordar o ensino de frações via resolução de problemas. No entanto, ainda há estudantes que precisam ampliar tais conhecimentos, bem como desenvolver conhecimentos conceituais e procedimentais sobre frações.
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