Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas

Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas

Auteurs

  • Marcelo Carlos de Proença Universidade Estadual de Maringá-UEM, campus sede em Maringá/Paraná. http://orcid.org/0000-0002-6496-4912
  • Érika Janine Maia Universidade Estadual de Maringá-UEM e Faculdade de Engenharia e Inovação Tecnico Profissional - FEITEP.
  • wilian Barbosa Travassos Universidade Estadual de Maringá-UEM http://orcid.org/0000-0003-1693-8899
  • Giovana Rodrigues Castilho Universidade Estadual de Maringá-UEM

DOI :

https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9849

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar os conhecimentos de futuros pedagogos sobre o ensino de frações via resolução de problemas. A pesquisa foi realizada com 24 estudantes matriculados em um curso de Pedagogia de uma universidade pública. Para a coleta dos dados, foram ministradas aulas na disciplina de Metodologia de Ensino de Matemática – 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental II e, em seguida, aplicada uma avaliação. Os resultados mostraram que 80% dos participantes contemplaram, em suas propostas de ensino, a ação de introdução do problema e, 70%, a ação de articulação das estratégias dos alunos ao conteúdo escolhido. De forma específica, os resultados mostraram que apenas 33,34% dos participantes contemplaram as cinco ações do ensino via resolução de problemas. Destes estudantes, três apresentaram dificuldades para estabelecer a articulação das estratégias baseadas em desenhos aos respectivos conteúdos envolvidos. Concluímos que a nossa proposta de trabalho, desenvolvida na formação dos futuros pedagogos, ajudou-lhes a desenvolver conhecimentos para abordar o ensino de frações via resolução de problemas. No entanto, ainda há estudantes que precisam ampliar tais conhecimentos, bem como desenvolver conhecimentos conceituais e procedimentais sobre frações.

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Bibliographies de l'auteur

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá-UEM, campus sede em Maringá/Paraná.

Professor Dr. Adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Atua na área de Educação Matemática nos seguintes temas: resolução de problemas no ensino-aprendizagem de Matemática; formação de professores que ensinam Matemática; formação de conceitos geométricos.

Érika Janine Maia, Universidade Estadual de Maringá-UEM e Faculdade de Engenharia e Inovação Tecnico Profissional - FEITEP.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, da Universidade Estadual de Maringá-UEM. Professora da Faculdade de Engenharia e Inovação Tecnico Profissional - FEITEP, em Maringá-Paraná.

wilian Barbosa Travassos, Universidade Estadual de Maringá-UEM

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, da Universidade Estadual de Maringá-UEM.

Giovana Rodrigues Castilho, Universidade Estadual de Maringá-UEM

Licencianda em Matemática da Universidade Estadual de Maringá-UEM.

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Publiée

2019-04-27

Comment citer

Proença, M. C. de, Maia, Érika J., Travassos, wilian B., & Castilho, G. R. (2019). Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 4(1), 155–171. https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9849
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