Práticas inovadoras com Tecnologias Digitais na formação inicial de professores
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.12365Résumé
Na pesquisa que subsidia este artigo se investiga a prática pedagógica de docentes universitários atuantes na formação inicial de professores na Licenciatura em Educação Básica e/ou Mestrado na Educação pré-escolar e Ensino no primeiro Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, quanto ao uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino e a aprendizagem. A metodologia é a qualitativa, com base na Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory – GT) e a coleta de dados foi feita por entrevista semiestruturada a professores universitários experientes em uso de TDIC na prática docente e tidos como inovadores por seus pares. A análise interpretativa segue técnicas sugeridas pela GT, sendo a categoria fundamental “inovação na formação inicial docente” e as categorias axiais: "sobre estratégias didáticas", "sobre recursos tecnológicos" e "sobre planejamento e gestão de aula". O artigo discute estratégias didáticas de dois dos entrevistados, que são professores licenciados em Matemática. Como resultados, identificamos características da prática dos docentes ligadas à realidade do exercício da docência de ambos e, quanto às TDIC, elas estão presentes na prática principalmente pelo uso de softwares e de jogos específicos para o ensino de Matemática nos anos iniciais de escolaridade.
Palavras-chave: Prática docente; Inovação; Recursos Tecnológicos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |