Práticas inovadoras com Tecnologias Digitais na formação inicial de professores

Práticas inovadoras com Tecnologias Digitais na formação inicial de professores

Autores

  • Nielce Meneguelo Lobo da Costa Universidade Anhanguera de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-4391-9730
  • Maria Altina da Silva Ramos Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.12365

Resumo

Na pesquisa que subsidia este artigo se investiga a prática pedagógica de docentes universitários atuantes na formação inicial de professores na Licenciatura em Educação Básica e/ou Mestrado na Educação pré-escolar e Ensino no primeiro Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, quanto ao uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino e a aprendizagem. A metodologia é a qualitativa, com base na Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory – GT) e a coleta de dados foi feita por entrevista semiestruturada a professores universitários experientes em uso de TDIC na prática docente e tidos como inovadores por seus pares. A análise interpretativa segue técnicas sugeridas pela GT, sendo a categoria fundamental “inovação na formação inicial docente” e as categorias axiais: "sobre estratégias didáticas", "sobre recursos tecnológicos" e "sobre planejamento e gestão de aula". O artigo discute estratégias didáticas de dois dos entrevistados, que são professores licenciados em Matemática. Como resultados, identificamos características da prática dos docentes ligadas à realidade do exercício da docência de ambos e, quanto às TDIC, elas estão presentes na prática principalmente pelo uso de softwares e de jogos específicos para o ensino de Matemática nos anos iniciais de escolaridade.

Palavras-chave: Prática docente; Inovação; Recursos Tecnológicos.

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Publicado

2020-09-18

Como Citar

Lobo da Costa, N. M., & Ramos, M. A. da S. (2020). Práticas inovadoras com Tecnologias Digitais na formação inicial de professores . Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 5(2), 1–18. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.12365

Edição

Seção

Educação Matemática e Tecnologias Digitais
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