POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS FORMATIVAS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18443Résumé
Este artigo tem como objetivo problematizar as potencialidades de discussão acerca de temas sociopolíticos em cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo), na perspectiva da Formação de Professores para a Justiça Social (FPJS). Compreendemos que a FPJS, por considerar a diversidade cultural e práticas culturalmente sensíveis, assemelha-se às propostas defendidas pela Educação do Campo, sobretudo quando se considera a relevância de mobilizar a realidade e a cultura camponesa na formação de professores. Metodologicamente, a construção dos dados ocorreu em uma disciplina da LECampo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), cujo conteúdo programático trata de funções, no ano de 2016, em uma pesquisa de Doutorado. As aulas foram videogravadas e analisamos as suas transcrições. A descrição, análise e discussão dos dados relativos ao episódio de aula selecionado nos fornecem subsídios importantes para a organização de práticas formativas no contexto da Educação do Campo, em uma perspectiva inclusiva, ao promover a problematização de temas sociopolíticos, em particular, da Intoxicação Humana, como a possibilidade de aproximação/integração de saberes populares e acadêmicos e de promover o questionamento a respeito das condições de trabalho a que são submetidos os trabalhadores camponeses e do uso e acesso aos agrotóxicos.
Palavras-chave: Educação Matemática. Formação Inicial de Professores. Temas Sociopolíticos. Problematização. Ensino Culturalmente Relevante. Educação Matemática Inclusiva.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Fernando Luís Pereira Fernandes 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |