POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS FORMATIVAS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL

POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS FORMATIVAS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18443

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar as potencialidades de discussão acerca de temas sociopolíticos em cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo), na perspectiva da Formação de Professores para a Justiça Social (FPJS). Compreendemos que a FPJS, por considerar a diversidade cultural e práticas culturalmente sensíveis, assemelha-se às propostas defendidas pela Educação do Campo, sobretudo quando se considera a relevância de mobilizar a realidade e a cultura camponesa na formação de professores. Metodologicamente, a construção dos dados ocorreu em uma disciplina da LECampo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), cujo conteúdo programático trata de funções, no ano de 2016, em uma pesquisa de Doutorado. As aulas foram videogravadas e analisamos as suas transcrições. A descrição, análise e discussão dos dados relativos ao episódio de aula selecionado nos fornecem subsídios importantes para a organização de práticas formativas no contexto da Educação do Campo, em uma perspectiva inclusiva, ao promover a problematização de temas sociopolíticos, em particular, da Intoxicação Humana, como a possibilidade de aproximação/integração de saberes populares e acadêmicos e de promover o questionamento a respeito das condições de trabalho a que são submetidos os trabalhadores camponeses e do uso e acesso aos agrotóxicos.

Palavras-chave: Educação Matemática. Formação Inicial de Professores. Temas Sociopolíticos. Problematização. Ensino Culturalmente Relevante. Educação Matemática Inclusiva.

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Biografia do Autor

Fernando Luís Pereira Fernandes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), lotado do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias, atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo-UFTM) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM-UFTM). É líder do Grupo de Pesquisa EMAPS – Educação Matemática e Práticas Sociais.

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Publicado

2023-10-20

Como Citar

Fernandes, F. L. P. (2023). POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS FORMATIVAS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(2), 86–102. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18443
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