A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL: ANÁLISE DOS SABERES PROFISSIONAIS DE FUTUROS PROFESSORES DE PEDAGOGIA

A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL: ANÁLISE DOS SABERES PROFISSIONAIS DE FUTUROS PROFESSORES DE PEDAGOGIA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18460

Résumé

 

O artigo tem como contexto a formação inicial de professores que ensinam Matemática, com foco na educação inclusiva. A presença da heterogeneidade de conhecimentos, habilidades e maneiras de interpretar o mundo por parte dos estudantes levanta uma demanda nas Escolas que é a da inclusão. Por sua vez, essa demanda está exigindo a construção de saberes profissionais específicos para atuação em sala de aula. Considerando esse contexto, objetivou-se compreender como as experiências de contato com prática, enquanto professor de apoio, repercutem na formação e constituição de saberes necessários ao ensino de Matemática numa perspectiva inclusiva. A pesquisa qualitativa de caráter exploratório utilizou, como um dos procedimentos de investigação, formulários respondidos por acadêmicos concluintes de um curso de Pedagogia. Após as análises, os dados indicaram que a inserção, na prática profissional, ainda durante a licenciatura, contribui à aprendizagem da docência. A aprendizagem desenvolvida no contato com os alunos, na Escola, caracteriza-se como um tipo de conhecimento de natureza empírica, uma vez que é situado e de caráter pessoal. Por fim, são realizados apontamentos quanto aos conhecimentos científicos e pedagógicos mobilizados nas situações escolares, sendo, decisivo, o papel do curso de Pedagogia na preparação do futuro professor que ensina Matemática.

Palavras-chave: Inclusão; Formação Inicial; Ensino de Matemática

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Elisangela Gomes, UFMS

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Membro do grupo de Pesquisa Processo(s) de Gestão Escolar e Formação Docente (PROGEF), (UFMS/CPTL). E-mail: elisangela.gomes@ufms.br.

Andressa Florcena Gama da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no curso de Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”– UNESP, Presidente Prudente (Brasil). E-mail: andressa.fg.costa@ufms.br.

Téléchargements

Publiée

2023-10-20

Comment citer

Gomes, E., & Costa, A. F. G. da. (2023). A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL: ANÁLISE DOS SABERES PROFISSIONAIS DE FUTUROS PROFESSORES DE PEDAGOGIA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(2), 103–122. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18460
Loading...