A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL: ANÁLISE DOS SABERES PROFISSIONAIS DE FUTUROS PROFESSORES DE PEDAGOGIA
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18460Résumé
O artigo tem como contexto a formação inicial de professores que ensinam Matemática, com foco na educação inclusiva. A presença da heterogeneidade de conhecimentos, habilidades e maneiras de interpretar o mundo por parte dos estudantes levanta uma demanda nas Escolas que é a da inclusão. Por sua vez, essa demanda está exigindo a construção de saberes profissionais específicos para atuação em sala de aula. Considerando esse contexto, objetivou-se compreender como as experiências de contato com prática, enquanto professor de apoio, repercutem na formação e constituição de saberes necessários ao ensino de Matemática numa perspectiva inclusiva. A pesquisa qualitativa de caráter exploratório utilizou, como um dos procedimentos de investigação, formulários respondidos por acadêmicos concluintes de um curso de Pedagogia. Após as análises, os dados indicaram que a inserção, na prática profissional, ainda durante a licenciatura, contribui à aprendizagem da docência. A aprendizagem desenvolvida no contato com os alunos, na Escola, caracteriza-se como um tipo de conhecimento de natureza empírica, uma vez que é situado e de caráter pessoal. Por fim, são realizados apontamentos quanto aos conhecimentos científicos e pedagógicos mobilizados nas situações escolares, sendo, decisivo, o papel do curso de Pedagogia na preparação do futuro professor que ensina Matemática.
Palavras-chave: Inclusão; Formação Inicial; Ensino de Matemática
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(c) Tous droits réservés Elisangela Gomes, Andressa Florcena 2023
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