A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL: ANÁLISE DOS SABERES PROFISSIONAIS DE FUTUROS PROFESSORES DE PEDAGOGIA

A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL: ANÁLISE DOS SABERES PROFISSIONAIS DE FUTUROS PROFESSORES DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18460

Resumo

 

O artigo tem como contexto a formação inicial de professores que ensinam Matemática, com foco na educação inclusiva. A presença da heterogeneidade de conhecimentos, habilidades e maneiras de interpretar o mundo por parte dos estudantes levanta uma demanda nas Escolas que é a da inclusão. Por sua vez, essa demanda está exigindo a construção de saberes profissionais específicos para atuação em sala de aula. Considerando esse contexto, objetivou-se compreender como as experiências de contato com prática, enquanto professor de apoio, repercutem na formação e constituição de saberes necessários ao ensino de Matemática numa perspectiva inclusiva. A pesquisa qualitativa de caráter exploratório utilizou, como um dos procedimentos de investigação, formulários respondidos por acadêmicos concluintes de um curso de Pedagogia. Após as análises, os dados indicaram que a inserção, na prática profissional, ainda durante a licenciatura, contribui à aprendizagem da docência. A aprendizagem desenvolvida no contato com os alunos, na Escola, caracteriza-se como um tipo de conhecimento de natureza empírica, uma vez que é situado e de caráter pessoal. Por fim, são realizados apontamentos quanto aos conhecimentos científicos e pedagógicos mobilizados nas situações escolares, sendo, decisivo, o papel do curso de Pedagogia na preparação do futuro professor que ensina Matemática.

Palavras-chave: Inclusão; Formação Inicial; Ensino de Matemática

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Biografia do Autor

Elisangela Gomes, UFMS

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Membro do grupo de Pesquisa Processo(s) de Gestão Escolar e Formação Docente (PROGEF), (UFMS/CPTL). E-mail: elisangela.gomes@ufms.br.

Andressa Florcena Gama da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no curso de Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”– UNESP, Presidente Prudente (Brasil). E-mail: andressa.fg.costa@ufms.br.

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Publicado

2023-10-20

Como Citar

Gomes, E., & Costa, A. F. G. da. (2023). A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL: ANÁLISE DOS SABERES PROFISSIONAIS DE FUTUROS PROFESSORES DE PEDAGOGIA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(2), 103–122. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18460
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