TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO DE ESTATÍSTICA: PERSPECTIVAS PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA ABRANGENTE A PARTIR DA ICOTS
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i1.19927Résumé
A tecnologia digital pode contribuir no processo de aprender estatística e, portanto, os professores precisam refletir sobre o que, como e por que ensinar determinados conceitos. Neste contexto, no presente artigo tem-se por objetivo analisar as principais tendências e temas de pesquisa no uso da tecnologia digital no ensino de estatística. Para tal, apresenta-se um mapeamento sistemático com base em artigos publicados de 1998 a 2022 na International Conference on Teaching Statistics (ICOTS). Os resultados revelam foco na aprendizagem dos estudantes, com segmentação dos diferentes níveis de ensino, e predominância em aspectos tecnológicos das ferramentas utilizadas, mas com pouca ênfase no uso pedagógico dessas tecnologias. Conclui-se que uma abordagem pedagógica mais abrangente, permeada pela tecnologia digital, pode ser um caminho para a atualização dos métodos de ensinar estatística. Pontua-se também que a formação de professores, centrada em uma pedagogia que integre as tecnologias digitais no ensino, possibilita abordagens inovadoras alinhadas às demandas atuais, de forma a promover a aprendizagem dos conceitos estatísticos pelos estudantes.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Bernardo Silva, Suzi Samá 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |