TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO DE ESTATÍSTICA: PERSPECTIVAS PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA ABRANGENTE A PARTIR DA ICOTS
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i1.19927Resumo
A tecnologia digital pode contribuir no processo de aprender estatística e, portanto, os professores precisam refletir sobre o que, como e por que ensinar determinados conceitos. Neste contexto, no presente artigo tem-se por objetivo analisar as principais tendências e temas de pesquisa no uso da tecnologia digital no ensino de estatística. Para tal, apresenta-se um mapeamento sistemático com base em artigos publicados de 1998 a 2022 na International Conference on Teaching Statistics (ICOTS). Os resultados revelam foco na aprendizagem dos estudantes, com segmentação dos diferentes níveis de ensino, e predominância em aspectos tecnológicos das ferramentas utilizadas, mas com pouca ênfase no uso pedagógico dessas tecnologias. Conclui-se que uma abordagem pedagógica mais abrangente, permeada pela tecnologia digital, pode ser um caminho para a atualização dos métodos de ensinar estatística. Pontua-se também que a formação de professores, centrada em uma pedagogia que integre as tecnologias digitais no ensino, possibilita abordagens inovadoras alinhadas às demandas atuais, de forma a promover a aprendizagem dos conceitos estatísticos pelos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bernardo Silva, Suzi Samá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |