AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS EM ÉPOCA DE PANDEMIA: COM A PALAVRA PROFESSORES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20699Résumé
O mundo passou por uma pandemia que teve início no final de 2019, tudo mudou, ficamos em casa e as escolas também sentiram fortemente estas mudanças, os alunos em seus lares, muitas vezes tendo que compartilhar um computador ou um celular apenas, o docente em casa, preparando suas aulas, percebeu que algumas estratégias de ensino tiveram que ser adaptadas para o meio digital, como a produção de aulas, a forma de interação professor/aluno e aluno/aluno, o tempo dedicado a perguntas e ainda havia um desafio maior: a avaliação. Como se pensa na estratégia de avaliação nesse contexto? Como saber se, de fato, os alunos haviam aprendido? A proposta deste artigo é apresentar o resultado de uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve por objetivo analisar como 32 professores, que lecionavam em cursos de Licenciatura em Matemática e ministraram aulas de maneira remota, avaliaram seus estudantes no ano de 2020. Dentre os resultados obtidos temos: os instrumentos de avaliação mais utilizados individualmente foram: listas de exercícios; provas; questionários on-line; trabalhos de pesquisa; produção de vídeos e portfólios; em grupos, os instrumentos de avaliação mais citados foram: trabalhos de pesquisa; seminários; projetos; produção de vídeos e listas de exercícios.
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem, instrumentos de avaliação, ensino remoto emergencial, professores, Licenciatura em Matemática.
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(c) Tous droits réservés Ana Paula Ximenes Flores, Barbara Lutaif Bianchini, Vera Lucia Rangel de Souza 2024
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