AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS EM ÉPOCA DE PANDEMIA: COM A PALAVRA PROFESSORES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20699Resumo
O mundo passou por uma pandemia que teve início no final de 2019, tudo mudou, ficamos em casa e as escolas também sentiram fortemente estas mudanças, os alunos em seus lares, muitas vezes tendo que compartilhar um computador ou um celular apenas, o docente em casa, preparando suas aulas, percebeu que algumas estratégias de ensino tiveram que ser adaptadas para o meio digital, como a produção de aulas, a forma de interação professor/aluno e aluno/aluno, o tempo dedicado a perguntas e ainda havia um desafio maior: a avaliação. Como se pensa na estratégia de avaliação nesse contexto? Como saber se, de fato, os alunos haviam aprendido? A proposta deste artigo é apresentar o resultado de uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve por objetivo analisar como 32 professores, que lecionavam em cursos de Licenciatura em Matemática e ministraram aulas de maneira remota, avaliaram seus estudantes no ano de 2020. Dentre os resultados obtidos temos: os instrumentos de avaliação mais utilizados individualmente foram: listas de exercícios; provas; questionários on-line; trabalhos de pesquisa; produção de vídeos e portfólios; em grupos, os instrumentos de avaliação mais citados foram: trabalhos de pesquisa; seminários; projetos; produção de vídeos e listas de exercícios.
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem, instrumentos de avaliação, ensino remoto emergencial, professores, Licenciatura em Matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Paula Ximenes Flores, Barbara Lutaif Bianchini, Vera Lucia Rangel de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |