INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O PENSAMENTO CRIATIVO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18510Resumo
Apresentam-se indícios de pensamento criativo de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) quando solucionam problemas matemáticos abertos com seus pares com Desenvolvimento Típico (DT). Objetiva-se evidenciar a forma peculiar como colocam em ação seus pensamentos matemáticos, apresentando soluções criativas, maneiras originais de processar as informações e produzir ideias quando trabalhando em grupo. Com essas análises, pretende-se demonstrar que, ao pensar matematicamente de forma diversa daquela que estudantes com DT costumam pensar, esses sujeitos são capazes de apresentar respostas originais e, portanto, bastante criativas. O texto sinaliza, assim, que o professor precisa transformar as aulas de matemática em espaços de compartilhamento de ideias, constituindo tempos de análise/comunicação de soluções, bem como explorando suas possibilidades de desenvolvimento e ajudando a superar as dificuldades.
Palavras-chave: Criatividade em matemática. Educação inclusiva. Autismo.
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