SALTOS NO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NA SOCIEDADE

SALTOS NO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NA SOCIEDADE

Autores

  • João Paulo Attie Universidade Federal de Sergipe
  • Manoel Oriosvaldo de Moura Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.20708

Resumo

Neste artigo, apontamos o que consideramos ser quatro divisas históricas fundamentais responsáveis ​​pela importância atual da matemática para a sociedade. Para identificar esses pontos, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho teórico, que foi possível por meio de uma revisão bibliográfica, na qual seguimos algumas etapas particulares, como a seleção dos textos, a leitura e análise desse material, o registro do que foi selecionado e, ao final, uma análise dos dados e informações para a elaboração deste artigo. As divisas encontradas foram a edificação da Geometria Dedutiva, o desenvolvimento, em paralelo, da Álgebra Simbólica e da Geometria Analítica, a construção do Cálculo e a associação entre a Lógica Simbólica e a Tecnologia. Ao final, destacamos o paradoxo que está se consolidando dentro desse processo histórico, de que, ainda que a presença do conhecimento matemático seja crescente em instituições, no cotidiano e na produção de serviços e de bens, também está aumentando a invisibilidade desse tipo de conhecimento nesses mesmos espaços.

Palavras-chave: Importância da Matemática; Conhecimento Matemático; História Social da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Oriosvaldo de Moura, Universidade de São Paulo

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(2005). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1983), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992) e Professor associado da Universidade de São Paulo (2000). Área de atuação: Educação Matemática com foco em metodologia do ensino de matemática, formação de professores e Teoria da Atividade. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica - GEPAPe.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Attie, J. P., & Moura, M. O. de. (2024). SALTOS NO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NA SOCIEDADE. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(4), 175–194. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.20708
Loading...