AS MEMÓRIAS TRAUMÁTICAS EM AS MENINAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DO MEDO PARA CONSTRUÇÃO DO FEMININO
THE TRAUMATIC MEMORIES IN THE GIRLS: A REFLECTION ON FEAR RELEVANCE FOR THE CONSTRUCTION OF THE FEMININ
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i16Resumo
RESUMO: Este artigo busca estabelecer uma discussão acerca da relevância das memórias traumáticas de Lorene e Ana Clara como um artifício de construção identitária feminina no romance As meninas, de Lygia Fagundes Telles. Tem como foco, assim, a relação dessas protagonistas com seus medos gerados no passado e reatualizados constantemente por suas memórias afetivas, desencadeadas pela relação de seus corpos com suas experiências presentes. Neste sentido, o corpo da mulher é abordado como um tradutor de sensações e reminiscências que corrobora para a construção do seu olhar sobre o mundo e sobre si mesma num processo de construção identitária regido pela constante relação entre passado e presente. Neste âmbito, para fundamentar esta argumentação, foram contempladas as seguintes bases teóricas: estudo de identidade (HALL, 2000), de memória (BENJAMIM, 19885), da “compulsão à repetição” (FREUD, 1969) e da relação do indivíduo com a casa como ninho (BACHELARD, 1978). Desta forma, acredita-se que este trabalho contribua para um análise sociológica da relação entre obra e contexto ditatorial brasileiro e, ao mesmo tempo, exprima como o feminino se desenvolve e se metaforiza dentro de um contexto de medo e de violência.
PALAVRAS-CHAVE: Identidade. Memória. Feminino. Lygia Fagundes Telles.
ABSTRACT: This article seeks to establish a discussion about the relevance of traumatic memories of Lorene and Ana Clara as a feminine identity construction artifice in the novel The girls of Lygia Fagundes Telles. It focuses thus the relationship of these protagonists as their fears generated in the past and constantly updated for their emotional memories, triggered by the ratio of their bodies with their present experiences. In this sense, the woman's body is taken as feelings translator and reminiscences corroborating for the construction of its gaze on the world and on itself in an identity construction process governed by the constant relationship between past and present. In this context, to support this argument, the following theoretical background were considered: identity study (Hall, 2000), memory (Benjamin. Thus, it is believed that this work will contribute to a sociological analysis of the relationship between work and Brazilian dictatorial context and at the same time, express how the female develops and metaphors itself within a context of fear and violence.
KEYWORDS: Identity. Memory. Female. Lygia Fagundes Telles.
Downloads
Referências
ANDRADE, C. D. Sentimento do mundo. Rio de Janeiro: Record, 2005.
BACHELARD, G. Os pensadores: O novo espírito científico; A poética do espaço; seleção de textos de José Américo Motta Pessanha; traduções de Joaquim José Moura Ramos São Paulo: abril cultural, 1978.
BENJAMIN, W. A imagem de Proust. In: ________. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Obras escolhidas, volume 1).
BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
FREUD, S. Recordar, repetir e elaborar. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, Vol.XII, Rio de Janeiro: Imago, 1969.
GALEANO, E. Galeano lança Os Filhos dos Dias, em formato de calendário (29 de março de 2012). L. La República. Entrevista concedida a LARED21.
HALL, S. A identidade cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DPYA, 2000.
MONTEIRO, M.C. N; CABRAL M.A. A; MORGADO, A. F. Violências contra crianças e adolescentes: uma revisão bibliográfica. Arq Bras Pediatr, 1995.
NASCIMENTO, C. A. D. A dor da violência. In: Violência doméstica contra crianças e adolescentes. Recife: EDUPE, 2002.
OLIVEIRA, L. Imagens da democracia: os direitos e o pensamento político de esquerda no Brasil. Recife: Pindorama, 1995.
SOUZA, M. R. R. Violências: Clinica Psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
TELLES, L. F. As Meninas. São Paulo: Companhia de Letras, 2009.
WOODWARD, k. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: (Org) SILVA, T.T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.