AS MEMÓRIAS TRAUMÁTICAS EM AS MENINAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DO MEDO PARA CONSTRUÇÃO DO FEMININO
THE TRAUMATIC MEMORIES IN THE GIRLS: A REFLECTION ON FEAR RELEVANCE FOR THE CONSTRUCTION OF THE FEMININ
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i16Resumen
RESUMO: Este artigo busca estabelecer uma discussão acerca da relevância das memórias traumáticas de Lorene e Ana Clara como um artifício de construção identitária feminina no romance As meninas, de Lygia Fagundes Telles. Tem como foco, assim, a relação dessas protagonistas com seus medos gerados no passado e reatualizados constantemente por suas memórias afetivas, desencadeadas pela relação de seus corpos com suas experiências presentes. Neste sentido, o corpo da mulher é abordado como um tradutor de sensações e reminiscências que corrobora para a construção do seu olhar sobre o mundo e sobre si mesma num processo de construção identitária regido pela constante relação entre passado e presente. Neste âmbito, para fundamentar esta argumentação, foram contempladas as seguintes bases teóricas: estudo de identidade (HALL, 2000), de memória (BENJAMIM, 19885), da “compulsão à repetição” (FREUD, 1969) e da relação do indivíduo com a casa como ninho (BACHELARD, 1978). Desta forma, acredita-se que este trabalho contribua para um análise sociológica da relação entre obra e contexto ditatorial brasileiro e, ao mesmo tempo, exprima como o feminino se desenvolve e se metaforiza dentro de um contexto de medo e de violência.
PALAVRAS-CHAVE: Identidade. Memória. Feminino. Lygia Fagundes Telles.
ABSTRACT: This article seeks to establish a discussion about the relevance of traumatic memories of Lorene and Ana Clara as a feminine identity construction artifice in the novel The girls of Lygia Fagundes Telles. It focuses thus the relationship of these protagonists as their fears generated in the past and constantly updated for their emotional memories, triggered by the ratio of their bodies with their present experiences. In this sense, the woman's body is taken as feelings translator and reminiscences corroborating for the construction of its gaze on the world and on itself in an identity construction process governed by the constant relationship between past and present. In this context, to support this argument, the following theoretical background were considered: identity study (Hall, 2000), memory (Benjamin. Thus, it is believed that this work will contribute to a sociological analysis of the relationship between work and Brazilian dictatorial context and at the same time, express how the female develops and metaphors itself within a context of fear and violence.
KEYWORDS: Identity. Memory. Female. Lygia Fagundes Telles.
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