NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO E A INDÚSTRIA CULTURAL
NOTES ON EDUCATION AND THE CULTURAL INDUSTRY
Resumo
RESUMO: O artigo aborda algumas das conseqüências do progresso tecnológico, implícitas a partir do predomínio da indústria cultural, como é o caso da destruição da experiência através da racionalidade econômica, das transformações na linguagem, na diversão e no maior isolamento das pessoas. Procura demonstrar também como o o entretenimento, transformado em mercadoria ao alcance de todos, modificou as relações no trabalho e na educação. Relaciona a massificação das pessoas com o efeito do choque e também suas implicações como forma de controle social.
PALAVRAS-CHAVE: Progresso. Educação. Diversão e a indústria cultural.
ABSTRACT: The article discusses some of the consequences of technological progress, implied from the predominance of cultural industry, as is the case of the destruction of experience through the economic rationality of the transformations in language, in the fun and the further isolation of the people. Demand also demonstrates how the entertainment, transformed into merchandise to everyone, changed relations in the workplace and in education. Relates the massification of people with the effect of implications as a form of social control.
KEYWORDS: Progress. Education. Fun and cultural industry.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W., HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.
______. “Crítica cultural e sociedade”. In: ______. Prismas crítica cultural e sociedade. Tradução de Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. São Paulo: Editora Ática, 2001.
BENJAMIN, W. “Sobre alguns temas de Baudelaire”. In: ______. A modernidade e os modernos. Tradução de Arlete de Brito. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 2000.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Tradução de Raquel Ramalhete. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
MILLS, W. “O Trabalho”. In: ______. A nova classe média. Tradução de Vera Borda. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
QUEIROZ, E. de. A cidade e as serras. São Paulo: Nova Cultural, 2003.
SENNETT, R. A corrosão do caráter conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Tradução de Marcos Santarrita Rio de Janeiro: Record, 2005.
TOCQUEVILLE, A. A democracia na América sentimentos e opiniões. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.