REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA DA LÍNGUA INGLESA POR ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA

IDENTITY REPRESENTATION OF THE ENGLISH LANGUAGE BY STUDENTS FROM A PUBLIC SCHOOL

Autores

  • Henrique Campos FREITAS UFU - Campus Santa Mônica, Uberlândia-MG
  • Diogo Silva CHAGAS UFSCar - São Carlos/SP

Resumo

RESUMO: A noção básica que norteia este trabalho é de que os indivíduos constroem sua identidade discursivamente e que essas identidades são passíveis de transformação, sendo a escola um dos lugares em que esse processo acontece. Como nosso objetivo principal, buscaremos analisar as representações identitárias feitas pelos alunos do segundo ano do ensino médio, de uma escola de ensino regular da rede pública de Uberaba/MG, em relação à Língua Inglesa. Mais especificamente, tentaremos alcançar os seguintes objetivos específicos: identificar os sentidos atribuídos pelos alunos em relação à LI; analisar como se dá a construção da identidade de falante da LI, desses alunos. Como suporte teórico, baseamos em Moita Lopes (1996, 2006), Celani (2002), Silva (2005), Cavalcanti (2006), dentre outros. A metodologia de pesquisa é de base etnográfica, visto que o instrumento principal para coleta de dados foi o questionário perfil. Percebemos, a partir das análises, que os alunos possuem um comportamento de colonizado quanto à LI, pois a identidade desses sujeitos é construída a partir do social, dependendo do discurso produzido e dos sentidos atribuídos em relação àquela língua para que a representação seja (trans)formada.

PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Identidade. Representação.

      

ABSTRACT: The basic guiding notion of this work is that individuals construct their identity discursively and that these identities are subject to be changed, and the school is the place in which this process happens. As our main objective, we will seek to analyse the identity representations made by the students of the second year of High School, a mainstream state funded school of Uberaba/MG, in relation to English. More specifically, we will try to achieve the following objectives: identify the meanings attributed by students in relation to the English Language (EL); analyse how the construction of the identity of the EL speaker is. As theoretical support, we base on Moita Lopes (1996, 2006), Celani (2002), Silva (2005), Cavalcanti (2006) among others. The methodology was based on ethnographic research, in which the main instrument for collection was the profile questionnaire. We realized that students have a behaviour as the colonized EL because the identity of these individuals is built from the social, depending on the discourse produced and meanings attributed towards that language to that representation is (trans)formed.

KEYWORDS: Discourse. Iidentity. Representation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. 2. ed. rev., Campinas: Editora Unicamp, 2004.

CAVALCANTI, J. R. No “mundo dos jornalistas”: interdiscursividade, identidade, ethos e gêneros. 2006. Tese (Doutorado). IEL - Instituto de Estudos da Linguagem – Unicamp: Campinas, 2006.

CELANI, M. A. A.; MAGALHÃES, M. C. Representações de professores de inglês como língua estrangeira sobre suas identidades profissionais: uma proposta de reconstrução. In: MOITA LOPES, L. P. da; BASTOS, L. C. (Orgs.) Identidade: recortes multi e interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.

CHINATTI, J., H. A aprendizagem de línguas estrangeiras conferindo identidade a um sujeito. Domínio de Lingu@gem: Revista Eletrônica de Linguística/UFU. Uberlândia, volume 6, nº 1, 2012.

CORACINI, M. J. Língua estrangeira e Língua materna: uma questão de sujeito e identidade. In: CORACINI, M. J. R. F.(Org.). Identidade & discurso: (des)construindo subjetividades.Campinas: Editorada UNICAMP; Chapecó: Argos, 2003.

______. O espaço híbrido da subjetividade: o (bem) estar/ser entre línguas. In: A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira), plurilingüísmo. Campinas: Mercado de Letras.

COX, M. I. P.; ASSIS-PETERSON, A.A. de. O professor de inglês: entre a alienação e a emancipação. In: Revista Linguagem & Ensino: Revisa do Programa de Pós-Graduação em Letras/ UCPel. Pelotas, vol. 4, nº 1, 2001 (pp.11-36).

KUMARAVADIVELU, B. A Linguística Aplicada na Era da Globalização. In: MOITA LOPES, L.P. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Editora Parábola, 2006.

MUSSALIM, F.; BENTES, A.C. (Orgs) Introdução à linguística: domínios e fronteiras. V. 2. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2006.

MOITA LOPES, L. P. da. “Eles não aprendem português quanto mais inglês". A ideologia da falta de aptidão para aprender línguas estrangeiras em alunos de escola pública. In: MOITA LOPES, L. P. da. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

______. Discursos de identidade em sala de aula de leitura de LI: a construção da diferença. In: SIGNORINI, I. (Org.) Língua(gem) e Identidade. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

NEVES, M. S. O processo identificatório na relação professor-aluno na aprendizagem de língua estrangeira. In: MAGALHÃES, I., CORACINI, M. J., GRIGOLETTO, M. (orgs.) Prática identitárias: língua e discurso. São Carlos: Claraluz, 2006.

RAJAGOPALAN, K. A construção de identidades e a política de representação. In: FERREIRA, Lucia e ORRICO, E. (orgs.). Linguagem, identidade e memória social: novas fronteiras, novas articulações. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. da. (org.), HALL, S., WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 4º edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

Publicado

17-03-2019

Como Citar

FREITAS, Henrique Campos; CHAGAS, Diogo Silva. REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA DA LÍNGUA INGLESA POR ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA: IDENTITY REPRESENTATION OF THE ENGLISH LANGUAGE BY STUDENTS FROM A PUBLIC SCHOOL. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 6, n. 12, p. pp. 7–22, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10981. Acesso em: 18 nov. 2024.