A LOUCURA DO SÉCULO XIX: O FANTÁSTICO E O LEITOR IMPLÍCITO EM “O CORAÇÃO DENUNCIADOR” E EM “O HORLA”
THE MADNESS OF THE NINETEENTH CENTURY: THE FANTASTIC AND THE IMPLIED READER IN “O CORAÇÃO DENUNCIADOR” AND “O HORLA”
Resumo
RESUMO: O tema da loucura na literatura fantástica é vigente nas narrativas do século XIX. Em os contos “O coração denunciador”, de Edgar Allan Poe e em “O Horla”, de Maupassant, a instabilidade mental é revelada, por vezes, por meio do comportamento dos personagens centrais. O presente trabalho destacará os pontos narrativos que revelam duas tensões: de um lado, a possibilidade da loucura do narrador em primeira pessoa, e do outro, a aparição de um elemento sobrenatural na diegese. Utilizaremos a teoria proposta por Todorov para salientar a maneira pela qual o leitor implícito pode preencher as lacunas textuais desses contos, as quais podem manipular a interpretação.
PALAVRAS-CHAVE: Fantástico. Loucura. O coração denunciador. O Horla.
ABSTRACT: The madness theme in fantastic literature is presents in narratives of the nineteenth century. The tales The tell-tale heart, by Edgar Allan Poe and The Horla, by Maupassant, the mental instability is revealed, sometimes in the central characters behaviors. This paper will signalize the narrative points which reveal two tensions: on one hand, the possibility of the first-person narrator insanity, on the other hand, the introduction of supernatural. We will use the theory proposed by Todorov to signalize the manner in which the implied reader can fill the textual blanks which tend to interpretation module.
KEYWORDS: Fantastic. Madness. The tell-tale heart. The Horla.
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Referências
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