ENTREVISTA COM ALEXEI BUENO
Resumo
Entrevista concedida a Alexandre de Melo Andrade
Num artigo sobre Álvares de Azevedo, publicado na Revista Brasileira em 2003, você afirma que “obra e vida por definição não se separam”, e por isso devem ser tratadas em conjunto, o que “é mais agradável que muitas metodologias estéreis”. Tendo em vista que estas relações entre vida e obra sempre despertaram discussões acaloradas entre os teóricos, e que há uma tendência, hoje, a descartar a figura do autor em favor do artesanato e do construto textual, qual seria, em sua opinião, o papel do crítico de literatura?
Quero ressaltar que no texto que V. citou eu me referia especificamente ao “artista romântico”, como, no caso, Álvares de Azevedo, não a qualquer artista ou escritor de outros períodos ou escolas, ou não teria feito essa afirmação...
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.