LIVROS DIDÁTICOS: UMA REFLEXÃO SOBRE PROPOSTAS DE LEITURA DE TEXTOS
TEACHING BOOKS: A REFLECTION ON PROPOSALS TO READ TEXTS
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v9i17Resumo
RESUMO: Este artigo tem por objetivo verificar se os Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LD) seguem as orientações expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de língua portuguesa, em relação às atividades de leitura. As questões são analisadas, considerando os seguintes critérios: alusão ao gênero discursivo, às condições de produção, à função social do gênero e à dimensão discursiva, sendo esse último foco principal. O propósito da análise é verificar se e como a atividade discursiva e/ou comunicativa é contemplada nas propostas de leitura de textos. E, mais especificamente, se nessas propostas há espaço para a interlocução leitor/ texto. Trata-se de um recorte da pesquisa da dissertação “Os gêneros nos parâmetros curriculares nacionais” (2010). Neste artigo, apresenta-se a análise das questões de leitura de quatro textos, dos trinta e dois textos que compõem o corpus da dissertação. A pesquisa ancora-se nos documentos que orientam o ensino e em obras de Mikhail Bakhtin para tratar de gênero e discurso. Apresenta-se, inicialmente, os documentos norteadores do ensino e, na sequência, a reflexão sobre as propostas de leitura dos livros baseado nas questões mencionadas.
PALAVRAS-CHAVE: Dimensão Discursiva. Gênero. Livros didáticos. Parâmetros Curriculares Nacionais. Texto.
ABSTRACT: The purpose of this article is to verify if the Portuguese Language Didactic Books (LD) follow the guidelines expressed in the National Curriculum Parameters of Portuguese (PCN) in relation to reading activities. The questions are analyzed, considering the following criteria: allusion to the discursive genre, the conditions of production, the social function of the genre and the discursive dimension, being this last main focus. The purpose of the analysis is to verify if and how the discursive and / or communicative activity is contemplated in the texts reading proposals. And, more specifically, if there is space for the reader / text interlocution in these proposals. It is an overview of the article “The Genders in the National Curricular Parameters” (2010). In this article, the analysis of the questions of reading of four texts, of the three and two texts that compose the corpus of the presented article. The research anchors itself in the documents that guide the teaching and works of Mikhail Bakhtin to deal with gender and discourse. It presents, initially, the documents guiding the teaching and, next, the reflection on the proposals of reading of the books based on the mentioned subjects.
KEYWORDS: Discursive Dimension. Genre. Didactic books. National Curricular Parameters. Text.
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