QUANDO O EXERCÍCIO DE LEITURA NÃO ENSINA A LER: ATIVIDADES DE LEITURA NO LD PARA ANOS INICIAIS DA ESCOLA DO CAMPO
WHEN READING EXERCISES DO NOT TEACH HOW TO READ: READING ACTIVITIES IN THE EARLY GRADES’ TEXTBOOK OF THE SCHOOL IN THE COUNTRYSIDE
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v9i17Resumo
RESUMO: Este trabalho objetiva expor a análise de atividades de leitura de um texto de um livro didático destinado ao 3º ano do ensino fundamental, de uma escola do campo de um município do oeste do Paraná. O livro faz parte de uma coleção destinada às escolas rurais e está vinculado ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático – Campo), adotado para o triênio 2015-2018. A partir dos conceitos de leitura vinculados à concepção interacionista de linguagem (GERALDI, 1991; 1997) e Riolfi (2008), defende-se as atividades de leitura-estudo-de-texto tendo como parâmetro a necessidade de atendimento dos níveis de leitura, propostos por Menegassi (2010): decodificação, compreensão, interpretação e retenção. As análises das atividades de leitura do livro didático apontaram várias incongruências, entre elas a discrepância entre a proposta da unidade e do texto, desorganização em relação aos níveis de leitura, fragmentação do texto e omissão dos dados de produção original do texto. Neste caso, o trabalho de autonomia do docente é fundamental no encaminhamento das questões de leitura, cujo objetivo é estudar o texto.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Livro didático. Nível de leitura.
ABSTRACT: This paper aims to present the analysis of Reading activities of a text removed from a textbook developed for the third year of Elementary School, from a countryside school located in a county in the West of Paraná. The book belongs to a collection destined to rural schools and it is linked to the NTP (National Textbook Program – Countryside), adopeted for the triennium 2015-2018. Parting from reading concepts linked to the interactionist conception of language (GERALDI, 1991, 1997) and Riolfi (2008), the text-reading-studies activities are advocated having as parameter the need for reading levels, proposed by Menegassi (2010): decoding, comprehension, interpretation and retention. The analysis of the textbook activities pointed out several inconsistencies, among them, the discrepancy between the proposal of the unit and the text, disorganization in relation to the reading levels, fragmentation of the text and omission of the original production data of the text. In this case, the work of teacher autonomy is fundamental in the referral of reading questions, whose aim is to study the text.
KEYWORDS: Reading. Textbook. Reading Level.
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