HISTÓRIA EM QUADRINHOS: FERRAMENTA PARA LEITURA E ESCRITA DE TEXTO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

COMICS: TOOL FOR READING AND WRITING OF TEXT IN THE CLASSROOM OF PORTUGUESE LANGUAGE

Autores

  • Denise Porto CARDOSO Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Maria de Lourdes Oliveira ALMEIDA Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v9i17

Resumo

RESUMO: À luz de uma perspectiva que busca integrar leitura, escrita e avaliação, este estudo busca apresentar a importância do trabalho com histórias em quadrinhos (HQ) para o aflorar do potencial criativo do discente do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico, realça pesquisas como as de Antunes (2003), Cagliari (1990; 2009), Passarelli (1995; 2011), Ramos (2011) e outros, que defendem uma abordagem reflexiva no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Metodologicamente, prioriza o planejamento e a aplicação de uma sequência didática, a qual fora testada numa turma de 6.° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, em Aracaju/SE. Ancorada numa abordagem processual, tal sequência primou por: i) apresentar a estrutura e as características das HQ; ii) solicitar a leitura e a escrita desse gênero pelos alunos; iii) observar os níveis de leitura e escrita dos alunos por meio de teste de entrada e saída, a partir de critérios estabelecidos em um barema proposto a esse fim. De maneira geral, a sequência se revelou como uma prática de ensino que possibilita aos discentes conhecimento de elementos linguísticos, de textualização e pragmáticos, necessários ao desenvolvimento da habilidade de escrita exigida pela sociedade letrada do século XXI.

PALAVRAS-CHAVE: Histórias em quadrinhos. Leitura. Escrita. Sequência didática.

 

ABSTRACT: In light of a perspective that seeks to integrate reading, writing and evaluation, this study seeks to present the importance of working with comics (HQ) to the emergence of the creative potential of elementary school students. From the theoretical point of view, it highlights researches such as Antunes (2003), Cagliari (1990; 2009), Passarelli (1995; 2011), Ramos (2011) and others, who defend a reflexive approach in reading writing. Methodologically, he prioritized the planning and application of a didactic sequence, which had been tested in a 6th grade class at the State School of Vitória de Santa Maria, Aracaju / SE. Anchored in a procedural approach, this sequence was characterized by: i) presenting the structure and characteristics of the HQ; ii) request the reading and writing of this genre by the students; iii) to observe the levels of reading and writing of the students by means of entrance and exit test, based on criteria established in a barema proposed for this purpose. In general, the sequence has proved to be a teaching practice that enables students to acquire knowledge of linguistic, textual and pragmatic elements necessary for the development of the writing skills demanded by the literate society of the 21st century.

KEYWORDS: Comics (HQ). Reading. Writing. Didactic sequence.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Porto CARDOSO, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professora Titular da Universidade Federal de Sergipe (UFS). denipoc@uol.com.br. ORCID: https://orcid.org/000-0003-4591-7210.

Maria de Lourdes Oliveira ALMEIDA, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestre em Letras (PROFLETRAS) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora de Língua Portuguesa do Estado, em Aracaju, Sergipe, Brasil. marlu.o.almeida@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5215-7219.

Referências

ALMEIDA, Maria de Lourdes Oliveira. Produção de histórias em quadrinhos (HQ) no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação Profissional em Letras (Profletras). São Cristóvão, Sergipe, 2019.

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. 7. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

______. Resolução n. 2, de 7 abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 abr. 1998a.

______. MEC, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2017.

______. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum, 2017. Disponível em: <http:// basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em 10 mai. 2018.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1990.

______. Alfabetização e Linguística. 11 ed. São Paulo: Scipione, 2009. IDEB/INEP. Disponível em: <https://is.gd/Zqq9VB>. Acesso em 01 set. 2018.

NOVELLI, Luca. Ecologia em quadrinhos. São Paulo: Brasiliense, 1994.

______. História em quadrinho. São Paulo: Brasiliense, 1997.

OLIVEIRA, Tania Amaral. [et al.] Língua Portuguesa: 6º ano. 4. ed. São Paulo: IBEP, 2015.

PASSARELLI, Lilian Chiuro. Leitura como letramento: para além da alfabetização. In CINTRA, Anna Maria Marques (Org.). Leitura e produção de textos. São Paulo: Blucher, 2011.

______. A relação interativa versus o desafio do professor avaliar. Revista da APGAssociação dos Pós-Graduandos da Pontifícia Universidade de São Paulo. Ano IV, n. 7. São Paulo, p. 218-227, 1995.

RAMOS, Paulo. Recursos de oralidade nos quadrinhos. In: ELIAS, Vanda Maria (Org.).Ensino da língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011. p. 79-101.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, na escola e inclusão. São Paulo: Parábola, 2009.

SCHNEIDER, Elinéia Fernanda Cordeiro. História em quadrinhos em sala de aula. Trabalho de Conclusão de Curso. Especialização em Mídias Integradas na Educação, da Universidade Federal do Paraná, 2011. Disponível em: <https://bit.ly/2xAwuIw>. Acesso em: 09 jul. 2018.

SCHNEUWLY, Bernard, DOLZ, Joaquim e col. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas,SP: Mercado de Letras, 2004.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

SOARES, Doris de Almeida. Produção e revisão textual. Um guia para professores de português e de línguas estrangeiras. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

VERGUEIRO, Waldomiro. RAMOS, Paulo (Org.). Muito além dos quadrinhos: análises e reflexões sobre a 9º arte. São Paulo: Devir, 2007.

VERGUEIRO, Waldomiro. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 31-64.

Publicado

2019-08-05

Como Citar

CARDOSO, Denise Porto; ALMEIDA, Maria de Lourdes Oliveira. HISTÓRIA EM QUADRINHOS: FERRAMENTA PARA LEITURA E ESCRITA DE TEXTO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMICS: TOOL FOR READING AND WRITING OF TEXT IN THE CLASSROOM OF PORTUGUESE LANGUAGE. Travessias Interativas, [S. l.], v. 9, n. 17, p. pp. 84–100, 2019. DOI: 10.51951/ti.v9i17. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11758. Acesso em: 8 jul. 2024.