LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA

READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES

Autores

  • Júlio César de Carvalho SANTOS USP/UNITAU
  • Vânia de MORAES PUC-SP/UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v9i17

Resumo

RESUMO: O tema desta pesquisa é o gênero discursivo miniconto, como instrumento em atividades de leitura para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre o gênero miniconto com vistas à sua utilização em atividades de leitura. Do ponto de vista teórico, este trabalho se fundamenta a partir dos estudos da abordagem sociocognitiva de leitura. O gênero miniconto apresenta aspectos sociais e textuais que são adequados para análise em aulas de leitura, principalmente, por esse gênero ser encontrado em redes sociais muito acessadas pelo público jovem, como o Facebook e o Twitter. Assim, conclui-se que este estudo contribui para a divulgação do gênero miniconto em atividades de leitura e subsídios para que o professor tenha suporte teórico e metodológico ao inserir o miniconto em sua prática.

PALAVRAS-CHAVE: Gêneros discursivos. Minicontos. Leitura.

 

ABSTRACT: The theme of this research is the discursive genre flash fiction, as an instrument in reading activities for elementary and middle School students. This work has as objective to develop a study on the genre flash fiction with a view to its use in reading activities. From the theoretical point of view, this work is basead on the reading Sociocognitive Approach. The genre presentes social and textual aspects that are suitable for analysis in reading classes, mainly due to this genre can be found in social networks that are very accessible to young audiences such as Facebook and Twitter. Thus, it is concluded that this research contributes to the dissemination of the flash fiction genre in reading activities and subsidies so that the teacher has theoretical and methodological support when inserting the mini-center into their practive.

KEYWORDS: Discursive Genres. Flash fictions. Reading.

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Biografia do Autor

Júlio César de Carvalho SANTOS, USP/UNITAU

Doutorando em Educação (USP), Mestre em Linguística Aplicada (UNITAU), Campinas – São Paulo – BR jucercarvalho@usp.br ORCID: 000-0002-3372-1643.

Vânia de MORAES, PUC-SP/UNITAU

Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Mestre em Linguística Aplicada (UNITAU), Taubaté – São Paulo – BR vania.unitau@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1095-8234.

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Publicado

05-08-2019

Como Citar

SANTOS, Júlio César de Carvalho; MORAES, Vânia de. LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 9, n. 17, p. pp. 142–161, 2019. DOI: 10.51951/ti.v9i17. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11761. Acesso em: 19 dez. 2024.