A CAPA DO LIVRO PARADIDÁTICO: DISCURSOS EDITORIAL E DIDÁTICO EM UMA OBRA DA FTD

THE SUPPLEMENTAL EDUCATIONAL MATERIAL BOOK COVER: EDITORIAL AND DIDACTICAL DISCOURSES IN A WORK OF FTD

Autores

  • Flávia Furlan GRANATO Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara
  • Matheus Nogueira SCHWARTZMANN Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v9i17

Resumo

RESUMO: Admitindo o fato de que, grosso modo, uma obra de caráter paradidático deva valer-se de procedimentos semióticos diversos que promovam a aproximação entre enunciador e enunciatário-leitor, podemos inferir igualmente que a sua capa é um dos elementos que mais claramente evidencia esse processo de aproximação. A capa, assim, pode ser entendida como a materialização de um ponto de contato entre um enunciador complexo, construído graças à projeção de valores editoriais, científicos e didáticos, e um enunciatário-leitor pressuposto, marcado, por sua vez, por valores editoriais, escolares e mercadológicos, em outras palavras, como o lugar da própria realização do contrato fiduciário. Partindo desse pressuposto, e elegendo os paratextos capa, orelhas e contracapa da obra ‘O poeta que fingia’, nosso objetivo é analisar as estratégias discursivas e os recursos verbo-visuais que modalizam o enunciatário-leitor por um querer fazer, reconhecido, no nível do discurso, como um querer ler. Para dar conta desse objetivo, nos apoiaremos nos pressupostos da semiótica discursiva, das contribuições de uma semiótica plástica e da reflexão sobre os níveis de pertinência da análise semiótica, como proposta por Jacques Fontanille, e, de outro lado, das reflexões de Gérard Genette sobre a noção de paratexto editorial.

PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Prática Editorial. Prática Didática. Livro Paradidático. Semiótica.

 

ABSTRACT: Admitting the fact that, grosso modo, a work of supplemental educational material feature should draw upon semiotic procedures that promote closeness between enunciator and enunciatee-reader, we can equally infer that its cover is one of the elements that most clearly shows this process of closeness. The cover, therefore, can be understood as the materialization of a contact point between a complex enunciator, constructed due to the projection of editorial, scientific and didactic values, and a presupposed enunciatee-reader, marked, on the other hand, by editorial, school and market values, in other words, as the place of the actual realization of the fiduciary contract. From this assumption and by choosing the cover, book flap and the back cover of the work The Poet who pretended, our goal is to analyze the discursive strategies and the verbal-visual resources that modalize the enunciatee-reader to wanting-to-do, recognized, in the discourse level, as a wanting to read. To fulfill this objective, we will rely on the presuppositions of discursive semiotics, the contributions of a plastic semiotics and the reflection on the levels of pertinence of the semiotic analysis, as proposed by Jacques Fontanille, and, on the other hand, from Gerard Genette’s reflections on the notion of editorial paratexts.

KEYWORDS: Discourse. Editorial practice. Didactic practice. Supplemental educational book. Semiotics.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Furlan GRANATO, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP de Araraquara (FCLAr), S.P., Brasil, e-mail: flaviafurlang@yahoo.com.br, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4863-8452.

Matheus Nogueira SCHWARTZMANN, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara

Professor do Departamento de Linguística da UNESP de Assis (FCLAs) e do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP de Araraquara (FCLAr), S.P., Brasil, e-mail: matheus.schwartzmann@unesp.br, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2887-357.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.

CHARTIER, R. Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2011.

DINIZ, Maria Lúcia Vissotto Paiva; PORTELA, Jean Cristtus (Org.). Semiótica e mídia: textos, práticas, estratégias. Bauru: UNESP/FAAC, 2008.

FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação. São Paulo: Contexto, 2016.

______. Objeto artístico e experiência estética. In: DORRA, R., LANDOWSKI, E., OLIVEIRA, A. C. (Org.) Semiótica, estesis, estética. São Paulo-Puebla: EDUC/ BUAP, 1999. p. 101-117.

FONTANILLE, J. Du support matériel au support formel. In: KLOCK-FONTANILLE, Isabelle; ARABYAN, Marc (Org.). L’ écriture entre support et surface. Paris: L’Harmattan, 2005. p. 183-200.

______. Práticas semióticas: imanência e pertinência, eficiência e otimização. Trad. Maria Lúcia V. P. Diniz et al. In: DINIZ, Maria Lúcia Vissotto Paiva; PORTELA, Jean Cristtus (Org.). Semiótica e mídia: textos, práticas, estratégias. Bauru: Unesp/FAAC, 2008. p. 15-74.

GENETTE, G. Paratextos editoriais. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

GOMES, A. C. O poeta que fingia. São Paulo: FTD, 2010.

GREIMAS, A. J. Semântica estrutural: pesquisa de método. 2. ed. São Paulo: Cultrix/ Ed. da Universidade de São Paulo, 1976.

______. Semiótica figurativa e semiótica plástica. Trad de Assis Silva. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia de (Org.). Semiótica plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004. p. 75-96.

______; COURTÈS, J. Sémiotique 2: dictionnaire raosonné de La théorie Du langage. Paris: Hachette, 1986.

LAJOLO, Marisa. Literatura: Leitores & Leitura. São Paulo: Moderna, 2001.

LINDEN, S. V. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MUNAKATA, K. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. Tese (Doutorado em Educação), PUC-SP, São Paulo, 1997.

PESSOA, F. Poesias. 15. ed. Lisboa: Ática, 1995 [1942: 1ª publ. in Presença, n. 36. Coimbra: Nov. 1932]. Disponível em: <http://arquivopessoa.net/textos/4234>. Acesso: 20 set. 2018.

Publicado

2019-08-05

Como Citar

GRANATO, Flávia Furlan; SCHWARTZMANN, Matheus Nogueira. A CAPA DO LIVRO PARADIDÁTICO: DISCURSOS EDITORIAL E DIDÁTICO EM UMA OBRA DA FTD: THE SUPPLEMENTAL EDUCATIONAL MATERIAL BOOK COVER: EDITORIAL AND DIDACTICAL DISCOURSES IN A WORK OF FTD. Travessias Interativas, [S. l.], v. 9, n. 17, p. pp. 209–225, 2019. DOI: 10.51951/ti.v9i17. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11765. Acesso em: 30 abr. 2024.