OS ESPECTROS DA MEMÓRIA NO ROMANCE O PROFESSOR, DE CRISTÓVÃO TEZZA
THE GHOSTS OF THE MEMORY IN THE ROMANCE THE TEACHER, BY CRISTÓVÃO TEZZA
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v9i19Resumo
RESUMO: O presente artigo intenciona estudar o trabalho composicional da memória na narrativa de O professor (2014), obra do escritor curitibano Cristóvão Tezza, tendo em vista a composição de sua linguagem apoiada em diversos espectros, que se perpetuam em sua narrativa. O principal objetivo dessa abordagem é refletir como o narrador-personagem Heliseu, tece seu discurso, atormentado por espectros do seu passado, refletindo sobre a reelaboração de sua vida pela linguagem ao tempo em que também estabelece uma importante consideração, em um segundo plano, sobre o próprio ato criador. Para isso, analisamos a construção de um novo espaço-tempo, multifacetado, observando como os arquivos da memória acabam ordenando a forma de conduzir o leitor pela escrita de Tezza. Para isso, tomaremos, como referencial teórico, estudiosos que nos ajudarão a compreender melhor essas relações entre literatura e memória, tais como Bergson (1999), Sigmund Freud (2010), Jacques Derrida (1994), Benedito Nunes (1988), entre outros.
PALAVRAS-CHAVE: Cristóvão Tezza. Fantasmas. Literatura. Memória.
ABSTRACT: The present article intends to study the compositional work of memory in the narrative of The Teacher (2014), written by the writer from Curitiba, Cristóvão Tezza, in view of the composition of his language supported by several ghosts of the past that are perpetuated in his narrative. The main purpose of this approach is reflect how the narrator-character Heliseu, weaves his speech, tormented by ghosts of his past, reflecting on the re-elaboration of his life by the language while also establishing an important consideration, in the background, about the creative act itself. For this, we analyze the construction of a new space-time, multifaceted, observing how the files of the memory ordering the way of conducting the reader by the writing of Tezza. For this, we will take, as a theoretical reference, specialists that will help us to better understand these relations between literature and memory, as Bergson (1999), Sigmund Freud (2010), Jacques Derrida (1994), Benedito Nunes y others.
KEYWORDS: Cristóvão Tezza. Ghosts. Literature. Memory.
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Referências
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