OS ESPECTROS DA MEMÓRIA NO ROMANCE O PROFESSOR, DE CRISTÓVÃO TEZZA

THE GHOSTS OF THE MEMORY IN THE ROMANCE THE TEACHER, BY CRISTÓVÃO TEZZA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51951/ti.v9i19

Résumé

RESUMO: O presente artigo intenciona estudar o trabalho composicional da memória na narrativa de O professor (2014), obra do escritor curitibano Cristóvão Tezza, tendo em vista a composição de sua linguagem apoiada em diversos espectros, que se perpetuam em sua narrativa. O principal objetivo dessa abordagem é refletir como o narrador-personagem Heliseu, tece seu discurso, atormentado por espectros do seu passado, refletindo sobre a reelaboração de sua vida pela linguagem ao tempo em que também estabelece uma importante consideração, em um segundo plano, sobre o próprio ato criador. Para isso, analisamos a construção de um novo espaço-tempo, multifacetado, observando como os arquivos da memória acabam ordenando a forma de conduzir o leitor pela escrita de Tezza. Para isso, tomaremos, como referencial teórico, estudiosos que nos ajudarão a compreender melhor essas relações entre literatura e memória, tais como Bergson (1999), Sigmund Freud (2010), Jacques Derrida (1994), Benedito Nunes (1988), entre outros.

PALAVRAS-CHAVE: Cristóvão Tezza. Fantasmas. Literatura. Memória.

 

ABSTRACT: The present article intends to study the compositional work of memory in the narrative of The Teacher (2014), written by the writer from Curitiba, Cristóvão Tezza, in view of the composition of his language supported by several ghosts of the past that are perpetuated in his narrative. The main purpose of this approach is reflect how the narrator-character Heliseu, weaves his speech, tormented by ghosts of his past, reflecting on the re-elaboration of his life by the language while also establishing an important consideration, in the background, about the creative act itself. For this, we analyze the construction of a new space-time, multifaceted, observing how the files of the memory ordering the way of conducting the reader by the writing of Tezza. For this, we will take, as a theoretical reference, specialists that will help us to better understand these relations between literature and memory, as Bergson (1999), Sigmund Freud (2010), Jacques Derrida (1994), Benedito Nunes y others.

KEYWORDS: Cristóvão Tezza. Ghosts. Literature. Memory.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ramon Diego C. ROCHA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando em Literatura Comparada pelo Programa de pós-graduação em Estudos da linguagem. pelo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal-RN. Brasil. E-mail: ramomdidi@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2255-4843.

Références

ARRIGUCI JR., Davi. Teoria da narrativa: posições do narrador. Jornal de psicanálise. n. 57, v. 31. São Paulo: Instituto de psicanálise, p. 9-41, 03 Set., 1998.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Ne- ves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______. O pensamento e o movente: ensaios e conferências. Trad. Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Trad. Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na cultura. Trad. Renato Zwick. Porto Alegre: L&PM, 2010.

LEWIS, C. S. O problema do sofrimento. Trad. Neyd Siqueira. São Paulo: Editora Vida, 2006.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. A narrativa contemporânea. In: PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia. das Letras, 2016. p. 85-252.

NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. São Paulo: Editora Ática, 1988.

TEZZA, Cristóvão. O professor. Rio de Janeiro: Editora Record, 2014.

Publiée

2019-12-01

Comment citer

ROCHA, Ramon Diego C. OS ESPECTROS DA MEMÓRIA NO ROMANCE O PROFESSOR, DE CRISTÓVÃO TEZZA: THE GHOSTS OF THE MEMORY IN THE ROMANCE THE TEACHER, BY CRISTÓVÃO TEZZA. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 9, n. 19, p. pp. 166–177, 2019. DOI: 10.51951/ti.v9i19. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12687. Acesso em: 19 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 1 - Memória e Literatura: esquecimentos e rememorações