A LEITURA DO GÊNERO CARTUM EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
THE READING OF CARTOON GENRE IN THE CLASSROOM: AN EXPERIENCE OF THE SEVENTH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v9i19Resumo
RESUMO: Este artigo tem como objetivo principal apresentar uma proposta de trabalho com o gênero multimodal cartum nas aulas de leitura, a fim de contribuir para a formação de leitores mais críticos, autônomos e que compreendam o texto a partir de suas múltiplas linguagens. Para respaldar cientificamente este trabalho, tomamos como base os seguintes teóricos: Koch e Elias (2013), Leffa (1999), Solé (1998), Dionisio (2011), Dionisio e Vasconcelos (2013), Cani e Coscarelli (2016) e Ramos (2016). À luz desses estudiosos, apontamos que recursos icônico-verbais e que estratégias de leitura precisam ser acionadas (e ensinadas) a fim de lermos proficientemente alguns gêneros multimodais, a exemplo do cartum. Os resultados apontam que o trabalho com cartuns desenvolve, entre outras habilidades, a capacidade de os alunos descobrirem o que está além do dito explicitamente.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Ensino. Cartum.
ABSTRACT: This article aims to present a work proposal with the multimodal textual genre cartoon in reading lessons, in order to contribute to the promotion of more critical and independent readers who are able to understand the text from their multiple languages. The theoretical framework is based on the works of: Koch & Elias (2013, Leffa (1999), Solé (1998), Dionisio (2011), Dionisio e Vasconcelos (2013), Cani e Coscarelli (2016) and Ramos (2016). Taking into account these academic researchers, we point out which verbal iconic resources, and which reading strategies need to be activated (and taught) in order to proficiently read some multimodal genres, for example, the cartoon. The results show that the work with cartoon develop, among other skills, the students´ capacity to discover what is beyond explicitly said.
KEYWORDS: Reading. Teaching. Textual Genre Cartoon.
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