A LEITURA DO GÊNERO CARTUM EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

THE READING OF CARTOON GENRE IN THE CLASSROOM: AN EXPERIENCE OF THE SEVENTH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v9i19

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo principal apresentar uma proposta de trabalho com o gênero multimodal cartum nas aulas de leitura, a fim de contribuir para a formação de leitores mais críticos, autônomos e que compreendam o texto a partir de suas múltiplas linguagens. Para respaldar cientificamente este trabalho, tomamos como base os seguintes teóricos: Koch e Elias (2013), Leffa (1999), Solé (1998), Dionisio (2011), Dionisio e Vasconcelos (2013), Cani e Coscarelli (2016) e Ramos (2016). À luz desses estudiosos, apontamos que recursos icônico-verbais e que estratégias de leitura precisam ser acionadas (e ensinadas) a fim de lermos proficientemente alguns gêneros multimodais, a exemplo do cartum. Os resultados apontam que o trabalho com cartuns desenvolve, entre outras habilidades, a capacidade de os alunos descobrirem o que está além do dito explicitamente.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Ensino. Cartum.

 

ABSTRACT: This article aims to present a work proposal with the multimodal textual genre cartoon in reading lessons, in order to contribute to the promotion of more critical and independent readers who are able to understand the text from their multiple languages. The theoretical framework is based on the works of: Koch & Elias (2013, Leffa (1999), Solé (1998), Dionisio (2011), Dionisio e Vasconcelos (2013), Cani e Coscarelli (2016) and Ramos (2016). Taking into account these academic researchers, we point out which verbal iconic resources, and which reading strategies need to be activated (and taught) in order to proficiently read some multimodal genres, for example, the cartoon. The results show that the work with cartoon develop, among other skills, the students´ capacity to discover what is beyond explicitly said.

KEYWORDS: Reading. Teaching. Textual Genre Cartoon.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Genilda Santos de SOUZA, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestra em Língua Portuguesa pelo PROFLETRAS – UFPB - Brasil.E-mail: mariagenildas@yahoo.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5155-608X.

Laurênia Souto SALES, Universidade Federal da Paraíba/PROFLETRAS - UFPB

Doutora em Linguística. Professora do Departamento de Letras do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba - Brasil. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. E-mail: laureniasouto@ gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7462-9755.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008.

CANI, B. J.; COSCARELLI, C. V. Textos multimodais como objetos de ensino: reflexões em propostas didáticas. In: KERSCH, D. F.; COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. (org.). Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas, SP: Pontes Editora, 2016. p. 15-47.

DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A., GAYDECZA, B. & BRITO,

K. (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 137-152.

DIONISIO, A. P , VASCONCELOS, L.P. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUNZEN,

C. & MENDONÇA, M. (orgs.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial,

, p. 19-42.

ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Educar, Curitiba, n. 16, p. 181-191. Editora da UFPR, 2000.

KOCH, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender. Os sentidos do texto. 3 ed., 8ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.

LEFFA, Vilson José; PEREIRA, A. E. (Orgs.). Ensino de leitura e produção textual: alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Ana Rachel e BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. P. 19-38.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOUZA, Maria Genilda Santos de. O ensino de estratégias de leitura a partir de gêneros multimodais. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS), Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, 2018.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

01-12-2019

Como Citar

SOUZA, Maria Genilda Santos de; SALES, Laurênia Souto. A LEITURA DO GÊNERO CARTUM EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: THE READING OF CARTOON GENRE IN THE CLASSROOM: AN EXPERIENCE OF THE SEVENTH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 9, n. 19, p. pp. 354–371, 2019. DOI: 10.51951/ti.v9i19. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12702. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2 - Avaliação nos domínios da leitura, escrita e gramática