A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v10i22Resumo
Os objetivos deste estudo são analisar os avanços das políticas nacionais em prol da pluralidade cultural e linguística indígena e verificar como uma determinada aldeia, no estado de Mato Grosso do Sul, traduz essas políticas em práticas transformadoras da sua realidade local. Para embasar este estudo, traremos para discussão algumas políticas públicas e políticas linguísticas, sobretudo aquelas voltadas para os grupos minoritários brasileiros que incluem os povos indígenas. Além disso, abordaremos os pressupostos da Educação Escolar Indígena no Brasil, bem como um dos seus princípios gerais: língua materna e bilinguismo. Dentre os resultados, destacamos a educação bilíngue de manutenção praticada na aldeia Te’ykue que procura acolher a língua minoritária para reforçar a identidade cultural da criança e da comunidade a que pertence.
Palavras-chave: Políticas Linguísticas. Bilinguismo indígena. Língua minoritária. Educação Indígena. Ensino de Línguas.
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