A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA PRISÃO E O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v10i22Resumo
Neste artigo, temos por objetivo apresentar e discutir os resultados alcançados pelo projeto de extensão “Contexto – Ampliando o Alcance à Liberdade por meio da Leitura no Presídio Regional de Blumenau” de 2017 a 2019 e também apontar possibilidades de melhoria para os próximos anos. O embasamento teórico é o do letramento literário. Nos três anos do projeto, realizamos 745 avaliações, em dezesseis rodadas ao longo de três anos, e 452 pareceres favoráveis à remição de pena foram enviados à justiça. A avaliação do projeto tanto pelos reeducandos atendidos quanto pelos funcionários do Presídio Regional de Blumenau é bastante positiva. Conclui-se, portanto, que o projeto tem contribuído para a formação de leitores literários e para a reinserção social dos reeducandos beneficiados pelo projeto.
Palavras-chave: Educação para a liberdade. Letramento. Literatura.
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