A PRODUTIVIDADE E A VARIAÇÃO LEXICAL DA LIBRAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v12i26.p145-161

Palavras-chave:

Variações Linguísticas, Saúde, Pandemia, Libras

Resumo

A presente pesquisa se inicia com uma revisão bibliográfica que destaca a utilização de vídeos em Libras, as ferramentas tecnológicas e os recursos digitais associados, que se intensificaram principalmente no meio acadêmico, com a chegada da Pandemia de Covid-19 no Brasil. A discussão em pauta remete ao trabalho de mestrado em que foram analisadas as variações linguísticas presentes nos vídeos em Libras, selecionados e categorizados, e que se voltam para a área de saúde e termos recorrentes utilizados durante a pandemia. Como resultado, verificou-se a relevância do registro desses novos sinais e neologismos, que refletem o momento atual vivido no país. O registro dos sinais encontrados nos vídeos e dos demais sinais a serem descobertos e aperfeiçoados, conforme as pesquisas sobre a doença avançam cada vez mais, contribui de forma substancial para os estudos em línguas de sinais e sua produtividade, proporcionando um novo olhar e uma melhor compreensão da realidade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALECRIM, E. C.; XAVIER, A. N. Análise da Variação Fonética em Configurações de Mão da Libras. Revista Sinalizar, 2020, v. 5, 2020.

AVELAR, T. F. Análise da tradução intermodal de texto acadêmico do português escrito para a libras em vídeo, Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde – Sobre a Doença, 2020. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca Acesso em: 12/12/2020.

CORRÊA, A. M. de S.; ALMEIDA, N. dos S. Contribuições do Youtube para o ensino de física em libras. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, suplementar, p. 880 - 882, 2017.

LIDDELL, S. K.; JOHNSON, R. E. American Sign Language: The Phonological Base. Revista Sinalizar, 2020, v. 5. In: VALLI, C.; LUCAS, C. (Org.). Linguistic of American Sign Language: an introduction. Washington, D.C.: Clerc Books/Gallaudet University Press. 1989-2000. p. 267-306.

LIMA JÚNIOR, V. B. Canções sinalizadas: uma análise de vídeos traduzidos para a Libras na plataforma Youtube. Revista de Estudos de Libras e Línguas de Sinais - Núcleo de Ensino e Pesquisas em Libras On-line. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul: UEMS, 2020.
MACHADO, V. L. de V. Análise da Variação Querológica em traduções de materiais do EaD Letras-Libras. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2016.

MALACARNE, V.; OLIVEIRA, V. R. de. A contribuição dos sinalários para a divulgação científica em Libras. Ensino Em Re-Vista, v. 25, n. 02, p. 289-305. Uberlândia, 2018.
MIGLIOLI, S. Análise da poesia em língua de sinais sob a perspectiva semiótica. Instituto Nacional de Educação de Surdos. Rio de Janeiro: INES, 2018.

OLIVEIRA, C. L. R. de. Reflexões sobre a Formação de Professores de Química na perspectiva da Inclusão e sugestões de metodologias inclusivas aos Surdos aplicadas ao Ensino de Química. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Juiz de Fora: UFJF, 2014.
RIGO, N. S. Tradução de canções de LP para LSB: identificando e comparando recursos tradutórios empregados por sinalizantes surdos e ouvintes. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina: UFSC, 2013.
SANTOS, J. A. H. S. Vídeos da Internet que contemplam Pessoas Surdas: Análise do potencial para a educação não formal em Ciências E Biologia. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, 2014.
SANTOS JÚNIOR, E. dos; CAVALVANTE, R. P.; CASTILHO, W. S. SENNA, M. L. G. S.; MALDANER, J. J. Métodos de ensino e avaliação da aprendizagem de surdos no Ensino Médio: o que dizem os profissionais de Libras-Português? Revista Sinalizar, v.6. Goiânia, 2021.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2008.
VIEIRA, S. Z. A produção narrativa em libras: uma análise dos vídeos em língua brasileira de sinais e da sua tradução intersemiótica a partir da linguagem cinematográfica. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2016.

WENTZEL, K. L.; AMARAL, C. B. do. Poesia em Libras: expressão e compreensão a partir de vídeos na educação de surdos. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 3. UFRGS, 2019.

Downloads

Publicado

04-01-2023

Como Citar

FRANCISCO, Gildete da S. Amorim; LIMA DE VIDAL MACHADO, Vanessa. A PRODUTIVIDADE E A VARIAÇÃO LEXICAL DA LIBRAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 12, n. 26, p. 145–161, 2023. DOI: 10.51951/ti.v12i26.p145-161. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17397. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Vertentes dos estudos sociolinguísticos