A PRODUTIVIDADE E A VARIAÇÃO LEXICAL DA LIBRAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.51951/ti.v12i26.p145-161Mots-clés :
Variações Linguísticas, Saúde, Pandemia, LibrasRésumé
A presente pesquisa se inicia com uma revisão bibliográfica que destaca a utilização de vídeos em Libras, as ferramentas tecnológicas e os recursos digitais associados, que se intensificaram principalmente no meio acadêmico, com a chegada da Pandemia de Covid-19 no Brasil. A discussão em pauta remete ao trabalho de mestrado em que foram analisadas as variações linguísticas presentes nos vídeos em Libras, selecionados e categorizados, e que se voltam para a área de saúde e termos recorrentes utilizados durante a pandemia. Como resultado, verificou-se a relevância do registro desses novos sinais e neologismos, que refletem o momento atual vivido no país. O registro dos sinais encontrados nos vídeos e dos demais sinais a serem descobertos e aperfeiçoados, conforme as pesquisas sobre a doença avançam cada vez mais, contribui de forma substancial para os estudos em línguas de sinais e sua produtividade, proporcionando um novo olhar e uma melhor compreensão da realidade.
Téléchargements
Références
AVELAR, T. F. Análise da tradução intermodal de texto acadêmico do português escrito para a libras em vídeo, Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde – Sobre a Doença, 2020. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca Acesso em: 12/12/2020.
CORRÊA, A. M. de S.; ALMEIDA, N. dos S. Contribuições do Youtube para o ensino de física em libras. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, suplementar, p. 880 - 882, 2017.
LIDDELL, S. K.; JOHNSON, R. E. American Sign Language: The Phonological Base. Revista Sinalizar, 2020, v. 5. In: VALLI, C.; LUCAS, C. (Org.). Linguistic of American Sign Language: an introduction. Washington, D.C.: Clerc Books/Gallaudet University Press. 1989-2000. p. 267-306.
LIMA JÚNIOR, V. B. Canções sinalizadas: uma análise de vídeos traduzidos para a Libras na plataforma Youtube. Revista de Estudos de Libras e Línguas de Sinais - Núcleo de Ensino e Pesquisas em Libras On-line. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul: UEMS, 2020.
MACHADO, V. L. de V. Análise da Variação Querológica em traduções de materiais do EaD Letras-Libras. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2016.
MALACARNE, V.; OLIVEIRA, V. R. de. A contribuição dos sinalários para a divulgação científica em Libras. Ensino Em Re-Vista, v. 25, n. 02, p. 289-305. Uberlândia, 2018.
MIGLIOLI, S. Análise da poesia em língua de sinais sob a perspectiva semiótica. Instituto Nacional de Educação de Surdos. Rio de Janeiro: INES, 2018.
OLIVEIRA, C. L. R. de. Reflexões sobre a Formação de Professores de Química na perspectiva da Inclusão e sugestões de metodologias inclusivas aos Surdos aplicadas ao Ensino de Química. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Juiz de Fora: UFJF, 2014.
RIGO, N. S. Tradução de canções de LP para LSB: identificando e comparando recursos tradutórios empregados por sinalizantes surdos e ouvintes. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina: UFSC, 2013.
SANTOS, J. A. H. S. Vídeos da Internet que contemplam Pessoas Surdas: Análise do potencial para a educação não formal em Ciências E Biologia. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, 2014.
SANTOS JÚNIOR, E. dos; CAVALVANTE, R. P.; CASTILHO, W. S. SENNA, M. L. G. S.; MALDANER, J. J. Métodos de ensino e avaliação da aprendizagem de surdos no Ensino Médio: o que dizem os profissionais de Libras-Português? Revista Sinalizar, v.6. Goiânia, 2021.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2008.
VIEIRA, S. Z. A produção narrativa em libras: uma análise dos vídeos em língua brasileira de sinais e da sua tradução intersemiótica a partir da linguagem cinematográfica. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2016.
WENTZEL, K. L.; AMARAL, C. B. do. Poesia em Libras: expressão e compreensão a partir de vídeos na educação de surdos. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 3. UFRGS, 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.